Ex-deputado Meurer, condenado na Lava Jato, morre de Covid-19
Laycer Thomaz/ Câmara dos Deputados

Paraná

Ex-deputado Meurer, condenado na Lava Jato, morre de Covid-19

Paraná por Redação em 12/07/2020 - 13:20

O ex-deputado federal Nelson Meurer, de 77 anos, morreu na manhã deste domingo (12), em Francisco Beltrão, na região sudoeste do Paraná. Ele estava internado com Covid-19 em um hospital particular da cidade desde a última terça-feira (7). A informação foi confirmada pela direção da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, onde ele cumpria pena de 13 anos e 9 meses, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Meurer foi o primeiro condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Operação Lava Jato. Ele foi preso em outubro.

De acordo com a defesa do ex-deputado, diversos pedidos de prisão domiciliar foram feitos, mas todos foram negados pelo STF. Em função da pandemia, foi realizado também um pedido, em abril, para a progressão de pena para a prisão domiciliar, alegando que o ex-deputado pertencia ao grupo de risco para a Covid-19. O pedido foi negado pelo ministro Luiz Edson Fachin. Nesta semana, após a confirmação da doença, a defesa voltou a pedir a prisão domiciliar, mas até este domingo (12) a solicitação não havia sido analisada pelo STF.

Meurer apresentou sintomas de gripe, principalmente tosse, foi atendido por um médico da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão e posteriormente encaminhado ao hospital particular na terça-feira. O diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus foi confirmado no dia seguinte. Meurer era cardiopata, diabético, hipertenso e renal crônico.

A direção da penitenciária informou que os presos que fazem o trabalho externo passaram por exames para Covid-19, e todos testaram negativo.

Prefeitura de Francisco Beltrão lamentou a morte de Meurer, que também foi ex-prefeito do município. Nas redes sociais, a nota reconheceu o trabalho dele em prol de Francisco Beltrão e desejou força para a família. O Prefeito Cleber Fontana decretou Luto Oficial no município.

Repórter Francielly Azevedo da CBN Curitiba 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade