Um estudo de caso feito pela OCDE, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, colocou o Paraná como um exemplo mundial no desenvolvimento sustentável. O estudo foi lançado na terça-feira (29).
A pesquisa analisou a maneira como o Paraná aplicou, ao longo dos últimos dois anos, alguns dos ODS, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Organização das Nações Unidas.
Entre os principais objetivos analisados estão energia sustentável, proteção ambiental e redução de desigualdades.
A vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná, Keli Guimarães, disse em entrevista à Agência Estadual de Notícias, que a pandemia trouxe à tona a urgência da preocupação com o desenvolvimento sustentável e social. [ouça o áudio acima]
A pesquisa da OCDE também colocou como pontos fortes do Paraná, na parte ambiental, a qualidade do ar, a preservação da água e a proteção da costa marítima.
Segundo o estudo, nesse último caso, o Paraná chega a superar as médias da OCDE e do Brasil. Sendo que o estado tem 51% das áreas costeiras protegidas, enquanto o Brasil tem 36% e a OCDE, 20%.
O Paraná se destaca ainda na educação, no mercado de trabalho e em indicadores econômicos, superando em mais de 70% a média do país.
Além disso, de acordo com o estudo, cerca de 94% da energia consumida no Paraná vem de fontes renováveis, mais que o dobro da média das regiões da OCDE, que fica em 41%.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550