Acompanhe na CBN Maringá 'História das Eleições', com o historiador e professor Reginaldo Dias, de segunda à sexta, às 09h00 e às 14h40.
História das Eleições
Episódio 5: A primeira legislatura
Eleições 2024 por Reginaldo Dias em 16/08/2024 - 09:00Olá, pessoal, hoje vamos falar dos primeiros vereadores e da primeira legislatura da Câmara Municipal de Maringá.
Em 1952, a Câmara era composta por nove vereadores. Traduzindo o equilíbrio da campanha para prefeito, foram formadas três bancadas partidárias, cada qual composta por três representantes das principais candidaturas a prefeito. Isso quer dizer que três vereadores vieram da chapa de Inocente Vilanova, três da chapa de Valdemar Gomes da Cunha e três da chapa de Ângelo Planas. Pelo pioneirismo, é justo citar o nome de todos: Arlindo de Souza, Basílio Sautchuk, Cesar Haddad, Joaquim Pereira de Castro, Jorge Ferreira Duque Estrada, José Mário Hauare, Malachias de Abreu, Mário Luiz Pires Urbinatti e Napoleão Moreira da Silva. Se você conhecia ruas e praças com esses nomes e não identificava os personagens, agora sabe que eles foram os primeiros vereadores do nosso município.
O vereador mais bem votado foi Napoleão Moreira da Silva, que já havia sido vereador na Câmara de Mandaguari, representando o distrito de Maringá. Ele também presidiu a Câmara no biênio final da legislatura. O primeiro presidente foi o vereador Arlindo de Souza.
Na análise dos perfis, constata-se que era uma bancada exclusivamente masculina, com faixa etária variando de 24 a 48 anos. Todos, evidentemente, eram migrantes que vieram participar da empolgante aventura pioneira do eldorado cafeeiro. Havia vereadores nascidos no Paraná e outros oriundos dos estados de São Paulo, da Bahia, de Minas Gerais, do Mato Grosso e do Rio de Janeiro. Na origem social, havia 1 médico, 1 advogado, alguns comerciantes e também proprietários rurais, uma característica da época.
Entre os vereadores da primeira legislatura havia um escritor, dotado de inegável talento literário, o advogado Jorge Ferreira Duque Estrada. Ele escreveu o primeiro livro sobre a nossa história, focalizando esses primórdios. Eu me refiro ao livro Terra Crua. Ele narra, a partir do seu ponto de vista, a eleição de 1952 e o mandato dos primeiros vereadores e do primeiro prefeito. O livro pode ser encontrado nas bibliotecas públicas.
Para encerrar, destaco que, entre os suplentes que exerceram temporariamente o cargo de vereador, estava o comerciante Américo Dias Ferraz, que viria a ser eleito prefeito em 1956. Esse é o tema do nosso próximo encontro.
Notícias da mesma editoria
Eleições 2024
Eleições 2024
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade