Acompanhe na CBN Maringá 'História das Eleições', com o historiador e professor Reginaldo Dias, de segunda à sexta, às 09h00 e às 14h40.
História das Eleições
Na relação com a eleição ao cargo de prefeito, constata-se que há uma dissociação entre as duas campanhas. As coligações que apoiaram o candidato Silvio Barros elegeram 8 vereadores. Por outro lado, constata-se que foram eleitos apenas 2 vereadores relacionados à estrutura de campanha do prefeito Ulisses Maia. Isso indica que, no segundo turno, o prefeito eleito incidiu nos eleitores das coligações proporcionais dos adversários.
Constata-se que foram reeleitos apenas 3 vereadores: Belino Bravin, Mário Verri e Chico Caiana. É o menor índice desde a fixação em 15 cadeiras. Para compensar, houve o retorno de 3 ex-vereadores: Mário Hossokawa, Altamir dos Santos e Odair Fogueteiro. Entre os que tinham experiência, ainda se encontrava Carlos Mariucci, que desempenhou o mandato por um longo período na legislatura anterior, enquanto não se concluía a demanda judicial que envolveu a situação do Partido Verde, um tema que abordamos em programa anterior.
Ao ser diplomado para o sétimo mandato, o vereador Belino Bravin igualou o recorde de mandatos consecutivos de Kazumi Taguchi.
O presidente da Câmara ao longo dos quatro anos é o vereador Mário Hossokawa. Somado ao período da décima quarta legislatura, Hossokawa completou 8 anos como presidente, igualando o recorde histórico.
O quadro dos titulares ficou, desta vez, com a ausência da representação feminina. Foi a primeira vez, desde 1988, que isso aconteceu. Para compensar, durante alguns meses, a professora Vilma Garcia, suplente de uma cadeira, exerceu o mandato.
O campeão de votos de 2016 foi Homero Marchese. Ele obteve 6.573 votos, novo recorde histórico pelo critério dos números absolutos.
Em 2018, os vereadores Homero Marchese e Paulo Rogério do Carmo foram eleitos para a Assembleia Legislativa.
Em 2020, Homero Marchese e Carlos Mariucci se apresentaram como candidatos a prefeito.
Acompanhe na CBN Maringá 'História das Eleições', com o historiador e professor Reginaldo Dias, de segunda à sexta, às 09h00 e às 14h40.
Notícias da mesma editoria
Eleições 2024
Eleições 2024
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional