Entre princípios e resultados
CBN Maringá

Opinião

Entre princípios e resultados

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 02/09/2024 - 08:00

O que vale mais, porque ou onde?

Gostaria de ter uma conversa franca com você. O que vale na sua vida são os princípios ou os resultados?  Agimos por que temos critérios ou por que desejamos atingir um determinado objetivo? 

Na sociedade em que vivemos,  mais vale o resultado do que os critérios e práticas para atingi-los.  Isso mexe com o nosso senso de justiça.  E o engraçado é que estamos sempre julgando a justiça ou não das práticas dos outros.  Mas quem somos nós para isso,  se muitas vezes,  abandonamos os princípios na busca de resultados.

Vivemos em uma sociedade que valoriza os feitos humanos.  Desejamos ter o destaque diante das outras pessoas que nos eleve como alguém único,  singular,  carregado de méritos.  Mas quanto custou o feito diante dos princípios que foram abandonados para se chegar ao tão desejado resultado.

Para tudo há um preço

Como diz o ditado, “ tudo tem seu preço”.  porém,  qual é o peso de uma consciência do valor de nossos atos.  Neste sentido,  Jean Paul Sartre tem razão,  ao praticarmos os nossos atos denunciamos quem somos.  Demonstramos quais são os critérios e os princípios que determinam nossas ações. Toda a nossa atitude é um posicionamento nosso no mundo.  Um grito,  autenticamente nosso,  dizendo ao mundo o que somos e o que todos deveriam fazer se estivesse em nosso lugar.

Por isso,  deveríamos tomar um pouco mais de cuidado,   ter mais cautela diante das nossas escolhas.  Elas não são apenas escolhas que nos dizem respeito,  são também,  uma maneira de nos posicionarmos no mundo.  logo,  a ética não está,  somente,  no sentido de nossas ações. Ela está em nós mesmos e em cada escolha que fazemos. 

Tome cuidado com suas escolhas,  pense nos valores que ela expressa,  os resultados que ela gera e as consequências para os envolvidos.  Se você não se incomoda com quantos serão atingidos pelo que você faz,  se preocupe pelo menos com a história que você constrói.  Porque será por ela que você será lembrado.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade