Entre o santo e a grama do vizinho
CBN Maringá

Opinião

Entre o santo e a grama do vizinho

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 20/05/2021 - 09:40

A afirmação é conhecida. Você já conhece o exemplo de alguém que é preterido, descartado ou menosprezado por causa de outra pessoa que vem de fora. A afirmação serve para inúmeros casos, desde questões profissionais a pessoais. Preferimos apostar em quem vem de um lugar as vezes tradicional ou maior, com mais destaque, do que os que estão a nossa volta.

Esta prática pode ter dois fundamentos. O primeiro é a falta de gente qualificada ou capacitada para fazer o que se deseja; a outra é o menosprezo e desconfiança de que quem está ao seu lado não é capaz de ser tão competente como aquele que está em um centro maior ou leva a aparência de eficiência. Há que se dizer que as aparências enganam.

A diferença entre acertar ou errar com a escolha “estrangeira”, alguém de fora, é muito pequena. Exige eficiência na decisão e um grau elevado de conhecimento do contexto e ambiente em que se vive. Quem está ao nosso lado nos conhece bem, uma vantagem, mas está envolvido, uma desvantagem.

Os que convivem conosco, estão no mesmo ambiente, podem reconhecer detalhes, os que nos veem de fora, perceber o que não conseguimos enxergar por causa dos hábitos. O envolvimento nos satisfaz, mas pode nos comprometer. No fundo é isso.

Estratégias inteligentes implicam em conhecimentos relevantes. Se queremos melhorar há que se estar disposto a ser receptivo as análises e observações que tenham um propósito e não poupem nossos sentimentos e ressentimentos contaminados. Nas empresas, muitos gestores preferem ouvir o que querem ou desviarem a culpa de seus problemas para outros.

A grande questão da escolha do que é melhor para uma pessoa ou uma empresa, se alguém próximo ou de fora, está na consciência do que realmente precisamos. Qual a verdadeira necessidade que temos. Se não somos capazes de encarar a realidade não estamos atrás de uma solução e sim de uma mentira. Independente da escolha.

Considero apenas que as pessoas competentes que gostaria de contribuir para a melhora e estão ao lado de quem nos lhe dá valor devem pensar em se retirar de onde estão e ir para um lugar melhor. Não vale a pena ficar apostando em que não enxergar a capacidade que temos de ser cientes e conscientes. É melhor ser consciente na terra de quem precisa de lucidez.

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade