Em 2020, o Paraná atingiu a marca de 41,5 doações de órgãos por milhão de habitantes. À frente de todos os outros estados da federação e bem acima da média nacional de 18 doações por milhão de habitantes.
Doar órgãos é um gesto de amor e uma decisão muito difícil que a família precisa tomar num momento de dor. Por isso é importante que o doador deixe bem claro esse desejo à família.
Setembro é um mês de reflexão sobre o tema. É o Setembro Verde. Em Maringá, as empresas de transporte coletivo Cidade Canção e Cidade Verde vão promover uma campanha durante o mês de setembro para estimular a doação de órgãos.
Os funcionários serão mobilizados para disseminar informações sobre a importância da doação de órgãos, explica o diretor executivo da TCCC, Roberto Jacomelli. [ouça o áudio acima]
O primeiro passo para a doação de órgãos é a constatação da morte encefálica por meio de um protocolo do Conselho Federal de Medicina, com exames clínicos, laboratoriais e de imagens. A família é informada e toma a decisão, que poderá salvar outras vidas.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550