Em um dia, 228 pessoas são atendidas com sintomas de dengue
Imagem ilustrativa/Foto: saude.pr.gov.br

Paranavaí

Em um dia, 228 pessoas são atendidas com sintomas de dengue

Saúde por Luciana Peña em 22/01/2020 - 14:30

Paranavaí está em epidemia da doença e um decreto de estado de emergência está em vigor na cidade. Nessa terça-feira, a UBS que atende casos suspeitos de dengue bateu recorde. A prefeitura precisa contratar médicos com urgência.

Até o próximo domingo estão abertas as inscrições para o médicos interessados em participar do processo seletivo aberto pela Prefeitura de Paranavaí. A prefeitura tem urgência em contratar médicos porque a cidade está em epidemia de dengue. A cidade tem 549 casos da doença confirmados no mais recente informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná. É uma incidência de mais de 500 casos por 100 mil habitantes. A partir de 300 é epidemia. Há duas semanas o prefeito decretou estado de emergência e na semana passada dois comerciantes foram parar na polícia. Só multa não estava adiantando, diz a diretora da Vigilância em Saúde de Paranavaí, Keila Stelato.

“Nas empresas com problema crônico, vai (agentes) MInistério Público, Polícia Militar, Guarda Municipal e a gente vai fazer a  autuação deste local” 

Desde o início do ano foram aplicadas 27 multas, uma por dia e mais um pouco.

“ A multa varia de 200 a 2400 reais, de acordo com o que a gente encontra”  

Em dezembro do ano passado,   a Secretaria de Saúde de Paranavaí destinou uma unidade só para atender os moradores com sintomas da doença. Nessa terça-feira, o procura bateu recorde: 228 pacientes.

“ Em 19 de dezembro foi o primeiro dia de atendimento com cerca de 70 pacientes. Ontem foram 228” 

A Regional de Saúde de Paranavaí é a regional do Paraná que tem a maior incidência de casos de dengue em relação à população: 562,83.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade