O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá está convidando secretários de Estado para reuniões de trabalho. O objetivo é discutir temas que são prioridade para a cidade, a região e o estado nos próximos anos. E um dos temas é a saúde. O Masterplan, plano estratégico para Maringá em 2047, elegeu a saúde como uma das áreas mais importantes e uma vocação da cidade. Por isso nesta segunda-feira, o Codem recebeu o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto. O presidente do Codem, José Roberto Mattos, disse que o governo do Estado tem se empenhado em colaborar com a estratégia de estudo e desenvolvimento proposta com o Masterplan.
A prefeitura faz a sua parte também. Segundo o prefeito Ulisses Maia, qualquer unidade de saúde é construída após planejamento. E nenhum loteamento é liberado sem previsão de uma unidade de saúde.
A Câmara Técnica da Saúde criada para pensar o planejamento da saúde até 2047 identificou dois polos de atenção essenciais: o idoso e a criança nos primeiros anos de vida. É o que diz a presidente da Câmara, Anália Nasser.
O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse que estes pontos também são uma preocupação do Estado, que já dedica atenção especial aos projetos que vão garantir saúde de qualidade a estes públicos.
O próximo secretário convidado deve ser o de Educação