Paraná
Em pouco mais de dois anos, TJPR julga 125 mil processos de violência contra a mulher
O Tribunal de Justiça do Paraná divulgou nessa segunda-feira (29) um balanço de processos judiciais relacionados à violência doméstica.
Em pouco mais de dois anos, o Tribunal julgou quase 125 mil processos relacionados à violência doméstica e familiar contra as mulheres.
O levantamento considera o período entre janeiro de 2024 e maio de 2026.
Neste intervalo, também foram julgados na Corte paranaense 2,7 mil processos de feminicídio.
Embora os dados revelem a celeridade da Justiça ao tratar da violência contra a mulher, eles também apontam para a gravidade social que representa a violência doméstica contra a mulher.
Desde 2024, ainda foram concedidas cerca de 122,5 mil medidas protetivas de urgência. Mecanismos previstos na Lei Maria da Penha para proteger a integridade ou a vida de adolescente ou mulher em situação de risco.
Alguns exemplos de medidas protetivas em favor da vítima são as que determinam ao agressor a proibição de contato, proibição de aproximação, afastamento do lar e proibição de frequentar lugares pré-determinados.