Em média, 300 pacientes por dia com sintomas respiratórios estão sendo testados nas UPAs
Imagem Ilustrativa | Foto: Gilson Abreu/Arquivo/AEN

Pandemia

Em média, 300 pacientes por dia com sintomas respiratórios estão sendo testados nas UPAs

Saúde por Luciana Peña em 29/05/2021 - 09:27

Perto de 60% deles dão positivo para coronavírus, diz secretário de Saúde. O resultado fica pronto em quatro horas. Apenas os exames de pacientes internados são enviados ao Lacen- Laboratório Central do Estado, e demoram em média cinco dias. No site Notifica Saúde, a taxa dos testes retornados está em 83%, a mais alta desde o início da pandemia. 

No site Notifica Saúde, que acompanha a evolução do coronavírus em Maringá, existe um gráfico chamado testes retornados.

Ele mostra o número de testes positivos e negativos, por semana epidemiológica, e o percentual de cada um.

O gráfico está na 21ª semana de 2021. O percentual de testes positivos é o mais alto desde o início da pandemia: 83%.

A 21ª semana começou nessa sexta-feira, dia 28 de maio.Foram computados 470 testes de Covid-19. 388 deram positivo e 82, negativo.

O secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, diz que nas UPAs são realizados em média 300 testes por dia. E o resultado sai em até quatro horas porque são exames comprados pelo município e realizados por um laboratório particular.

Os pacientes que estão em estado mais grave, e são internados, realizam o teste da Secretaria Estadual de Saúde e o resultado é mais demorado porque precisa ser processado pelo Lacen- Laboratório Central do Estado.

Dos testes com resultados mais rápidos, perto de 60% estão dando positivo. [ouça o áudio acima]

O percentual de testes retornados no Notifica Saúde pode baixar ao longo dos dias até o fechamento da semana epidemiológica.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade