Em dois dias, 25 empresas foram abertas pela ferramenta Balcão Único
Imagem Ilustrativa | Foto: José Fernando Ogura/AEN

Paraná

Em dois dias, 25 empresas foram abertas pela ferramenta Balcão Único

Economia por Luciana Peña em 12/01/2022 - 11:33

O Balcão Único promete reduzir a burocracia e agilizar a abertura de empresas. Neste momento o tempo médio está sendo de uma hora e meia. Mas a estimativa é que as empresas possam ser abertas em apenas meia hora. 

O Balcão Único é uma ferramenta criada pelo Governo Federal e que começou a funcionar na segunda-feira (10) no Paraná.

Antes dessa ferramenta o contribuinte que queria abrir uma empresa no Paraná começava o processo na plataforma Empresa Fácil, depois ia para o sistema Redesim no site da Receita Federal e preenchia o Documento Básico de Entrada (DBE) e por fim voltava à plataforma Empresa Fácil.

O Balcão Único centraliza os serviços e evita duplicidade e erros de dados. As respostas são automatizadas e o tempo de abertura de uma empresa de natureza jurídica de Empresário Individual ou Limitada é reduzido. Do registro até o licenciamento da nova empresa, tudo é digital.

A estimativa é que o Balcão Único permita a abertura de empresas em até meia hora, diz o secretário-geral da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Leandro Marcos Biscaia. [ouça o áudio acima]

Nos primeiros dias de funcionamento, 25 empresas foram abertas no Paraná por meio do Balcão Único. Os contribuintes levaram em média uma hora e meia para abrir as empresas.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550