Eleições de 1988: Renovação dentro da tradição

Podcast

Eleições de 1988: Renovação dentro da tradição

Podcast por Reginaldo Dias em 21/10/2020 - 10:00

O História das Eleições é apresentado pelo professor e historiador Reginaldo Dias.

Ouça o 23º episódio:

Olá, pessoal, hoje vamos narrar como o engenheiro Ricardo Barros, nas eleições municipais de 1988, ascendeu ao cargo de prefeito de Maringá. Foi uma das mais impressionantes viradas da história das campanhas eleitorais do município.


Em 1988, o prefeito Said Ferreira, ao concluir seu bem avaliado mandato, apostou na continuidade administrativa articulando uma forte chapa de candidatos pela legenda do PMDB. O candidato a prefeito era o secretário municipal João Preis. Como vice, foi incorporado o jovem deputado estadual Lindolfo JR.


Em contrapartida, articulava-se uma ampla coligação oposicionista. A ideia era sustentar uma nova candidatura do ex-prefeito João Paulino. No entanto, alegando problemas de saúde, João Paulino declinou. Sem a sua liderança galvanizadora, surgiram três candidaturas dessa articulação. A primeira, sustentada pela coligação “Aliança por Maringá”, teve o empresário Ademar Schiavone como candidato a prefeito. A segunda foi encabeçada pelo ex-prefeito Adriano Valente, candidato pelo PDT. A terceira foi encabeçada pelo jovem engenheiro Ricardo Barros, candidato pelo PFL.


Fora desse círculo, saíram outras duas candidaturas. O PT lançou o professor universitário Norberto Miranda e o PSB teve como candidato o então vereador Miguel Grillo.


A chapa do PMDB largou na frente, exibindo franco favoritismo. Tudo indica que venceria as eleições, em condições normais de temperatura e pressão. A coligação “Aliança por Maringá”, porém, iniciou uma agressiva tática de denúncias contra o candidato do PMDB, elevando a temperatura e a pressão da campanha.


Criou-se uma imagem de que houve uma briga, mas o candidato do PMDB não brigou; ele apenas se defendeu. As denúncias não tinham fundamento e foram estancadas e punidas mediante procedimentos judiciais, mas geraram desgaste político e alteraram o curso das eleições, só que não em benefício da coligação “Aliança por Maringá”.


Faltando cerca de um mês para o final da campanha, saindo de um patamar baixo, começou a crescer a candidatura de Ricardo Barros, que reagiu ao conflito instaurado pela coligação “aliança por Maringá” se apresentando como a renovação política necessária. Mediante uma fulminante arrancada na reta final, ultrapassou a candidatura do PMDB e se tornou o mais jovem prefeito da história de Maringá, o primeiro nascido no município.


A vitória de Ricardo Barros se explica por vários motivos: a) soube se apresentar como alternativa política; b) aliou a ideia de renovação com a tradição, evocando a memória política de seu pai, o ex-prefeito Silvio Barros. Seu vice, Willy Taguchi, também vinha de uma família tradicional na política; c) foi o candidato que soube utilizar com mais eficiência os modernos recursos do marketing político e o palanque eletrônico da televisão.


Em resumo, Ricardo Barros soube potencializar os meios do marketing político e da comunicação eletrônica para elaborar os símbolos e dizer as mensagens que iam ao encontro da expectativa dos eleitores.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade