Eleição a governador do Paraná em 1960 - A vitória de Ney Braga

História das Eleições - Episódio 9

Eleição a governador do Paraná em 1960 - A vitória de Ney Braga

Podcast por Reginaldo Dias em 12/08/2022 - 08:24

Em 1960, a eleição ao governo do Paraná foi concluída com a vitória do candidato Ney Braga, do PDC, que viria a ser o principal líder político do Paraná nas duas décadas seguintes.    

Militar de formação e tendo exercido a chefatura da polícia no Estado durante o governo de Bento Munhoz da Rocha, seu cunhado, Ney Braga projetara-se na política estadual ao ser eleito prefeito de Curitiba em 1954. Em 1958, foi eleito deputado federal. Em 1960, disputou o cargo de governador, em certame equilibrado, com os candidatos Nelson Maculan (PTB) e Plínio Costa (PSD).   

Impulsionado pelo excelente desempenho nas eleições legislativas de 1958, o PTB paranaense viveu a expectativa de contar, desta vez, com a promissora candidatura de seu principal líder, o senador Souza Naves. Um infarto fulminante, porém, tirou a vida de Souza Naves em dezembro de 1959. Nelson Maculan assumiu a cadeira de Souza Naves no senado e foi ungido candidato pelos trabalhistas.  

Como explicou o historiador Alessandro Battistela, o PSD veio dividido para o certame, uma vez que o candidato do governador foi derrotado, na convenção, por Plínio Franco da Rocha. O candidato não teve o apoio de todo o partido. Por seu turno, sem apresentar candidato próprio, a UDN formalizou apoio a Ney Braga.  A disputa principal ficou entre Ney Braga e Maculan.  

Conforme mapeamento de Alessandro Battistela, o jogo de forças dos apoios foi assim distribuído: “Ney Braga contou com o apoio da maior parte da UDN, de parte do PR, de setores da Igreja católica e de grupos empresariais e ruralistas de diversas regiões do estado, ao passo que Nelson Maculan foi apoiado pelo ex-governador Bento Munhoz da Rocha Neto, pelos udenistas do Norte, por parte do PSP, pela dissidência do PSD e pelo PCB paranaense”. Os melhores resultados de Maculan ocorreram em Londrina, sua base eleitoral, e na região oeste e sudoeste, onde o PTB era forte. Nas demais regiões do estado, Ney Braga prevaleceu.  

As urnas registraram os seguintes números: Ney Braga (PDC/PL) – 253.552 (37,69%); Nelson Maculan (PTB) 225.589 (33,53%); Plinio Costa (PSD) 193.613 (28,78%). 

Cabe adicionar que, em 1965, Ney Braga renunciou ao governo estadual para assumir, em 19 de novembro de 1965, o Ministério da Agricultura do governo do Marechal Castelo Branco. Desde 1964, havia sido instituído o cargo de vice-governador, que foi assumido por Afonso Camargo, eleito pela Assembleia Legislativa. Camargo, porém, renunciou ao cargo em 1965, após romper com Ney Braga.  Com a renúncia de Braga, o governo foi assumido, por apenas três dias, pelo deputado Antônio Ruppel, até que a Assembleia Legislativa elegesse o engenheiro Algacir Guimarães para concluir o mandato.  

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade