Elas são mais produtivas
CBN Maringá

Opinião

Elas são mais produtivas

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 17/03/2023 - 08:24

Elas ainda são poucas na alta gestão, mas fazem toda a diferença. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa mostra que as mulheres são apenas 17,5% dos gestores executivos das empresas de capital aberto, ou seja, das grandes empresas na bolsa de valores.

Considera pouco? Olha que os números estão melhorando. Elas já foram 12,8% em 2021 e 14,3% em 2022.

O levantamento foi feito com 389 empresas de capital aberto.

Outras curiosidades da pesquisa é que a maioria delas são administradoras de empresas, 20,3%, advogadas, 15,9% e Economistas, 14,1%.

Das empresas pesquisadas, 17,5% não tem nenhuma mulher na gestão. O que demonstra que ainda há resistência em nomear elas para os cargos de liderança. Porém, por dedução óbvia, a grande maioria das empresas tem uma gestora executiva em seu quadro.

O curioso é que as empresas que contam com mulheres por exemplo em seu conselho administrativo tendem a ter um desempenho melhor, mais lucratividade e valorização do capital.

A diversidade já é um fator comprovado de melhor desempenho no mundo corporativo.

Um outro detalhe, é que a maioria das gestoras administrativas tem entre 53 e 57 anos. Elas têm experiência e maturidade no mercado.

A qualificação das mulheres em busca de atingirem os cargos de gestão deve ser impulsionado desde sua formação. Devemos ter claro que o sucesso profissional e o potencial de liderança pode ser construído ao longo da formação das pessoas. Elas precisam ser estimuladas desde cedo, na vida doméstica, a acreditarem e confiarem que a gestão é, também, o seu lugar.

Produtividade nas empresas

A questão das mulheres tem mais espaço na liderança das empresas não é somente uma questão de igualdade de gênero. Vai além e muito mais. Toca no ponto que as empresas e empresários mais gostam, lucratividade.

Empresas que têm a diversidade como realidade tendem a ter uma produtividade de até 20 a mais. A afirmação é do relatório “Mulheres nos Negócios e na Gerência”, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), instituição ligada a Organização das Nações Unidas (ONU).

O levantamento foi feito com mais de 70 mil empresas em 13 países, incluindo o Brasil. Mostrando que as empresas que tem a presença da diversidade, incluindo a questão da mulher, melhoram a reputação em 57%.

Sim, uma boa imagem da empresa atrai investidores, consumidores, parceiros e talentos. Há um aumento da procura por estas empresas em média de 10 a 15%. As pessoas gostam de se associar a estas empresas.

Contudo, e sempre é bom lembrar, a média de participação das mulheres na gestão das empresas, segundo o relatório da OIT, é de 30%. Bem diferente do que nós falamos, lá em cima, que no Brasil é de 15,2%., ou seja, metade.

A questão da diversidade não é uma inovação. Não deve ser encarada como estratégia de negócios. É sim, condição básica das empresas existirem.

 

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade