Educação é começo e não fim
EBC

Opinião

Educação é começo e não fim

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 22/11/2019 - 07:48

Como se despreza a educação fundamental básica neste país. Há uma distorção na expectativa sobre a qualidade do ensino. O olhar que deseja chegar no ensino superior não percebe que se constrói de forma definitiva no ensino fundamental. A qualidade do que somos está relacionada diretamente com as bases onde construímos nosso potencial. E é no ensino fundamental que esta condição se realiza ou não.

Hoje, a educação fundamental de zero a três anos não é uma obrigação do estado, por mais que muitas cidades brasileiras têm o serviço oferecido pelo poder municipal. A preocupação fundamental dos pais é em poder ter os filhos em um local seguro para que possam exercer suas atividades profissionais. Mas a educação básica infantil vai além disso.

Ao educarmos um ser humano estamos dando a ele a possibilidade ou não de construir uma vida melhor. A qualidade que tem dentro da formação infantil é decisiva para o desempenho da criança nas demais séries da educação. A qualidade no domínio de matérias básicas como matemática e português dependem da formação básica.

Temos muitos universitários que não dominam as operações básicas de matemática e não conhecem as regras gramática fundamentais da língua portuguesa. Não por acaso, um terço dos universitários são analfabetos funcionais. Leem um texto e não sabem interpretá-lo. Isto não é bom e é sinal de que faltou algo na educação fundamental básica.

Por isso, a educação básica fundamental tem que ter qualidade. Ela deve ser uma preocupação prioritária do poder público. Tem que remunerar melhor seus profissionais e criar ambientes adequados para a execução do trabalho de formação de uma criança. Se queremos resolver o futuro, temos que ter claro que as coisas se definem no começo e não no fim. Na educação, parte de nossas possibilidades dependem de nosso começo e no final já é tarde demais. 

As crianças acabam saindo da educação básica sem a responsabilidade necessária para o desenvolvimento de outras habilidades ao longo de sua formação. O que compromente a sua educação em todos os sentidos. Quando apontamos problemas de desistência da educação nas escolas municipais a falta de identificação com a escola é decisiva. Ela pode ser o elemento que acaba por levar a desistência da educação. Uma boa formação básica educacional pode mudar este aspecto. A qualificação é fator decisivio da vida pessoal e profissional.

 

A nossa realidade pode ser mudada. Ela pode ser diferente. Conduto temos que investir no que dá resultado. A educação de qualidade é o elemento chave para a construção de um futuro melhor.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade