Economista explica o impacto da alta da taxa Selic
Foto: Ilustrativa/Agência Brasil

Dinheiro

Economista explica o impacto da alta da taxa Selic

Economia por Luciana Peña em 05/02/2022 - 08:56

Pela primeira vez desde 2017 a taxa Selic está em dois dígitos: 10,75% ao ano. Que investimentos são mais atrativos e por que fica mais difícil tomar crédito?

A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela é uma referência para todas as taxas aplicadas por instituições financeiras.

Quando a Selic está baixa, as despesas dos bancos e financeiras são menores e o crédito oferecido por essas empresas fica mais barato.

O contrário acontece quando a taxa Selic aumenta. E é o que está acontecendo no momento. Pela oitava vez consecutiva, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa básica de juros.

Esta semana, pela primeira vez desde maio de 2017, a taxa chegou a dois dígitos. Passou de 9,25% para 10,75%.

O economista Roberto Rodrigues explica por que o Banco Central decidiu elevar a taxa mais uma vez. [ouça o áudio acima]

Os juros da economia mexem com a rotina de todo cidadão. Quem tem dinheiro aplicado em renda fixa é beneficiado.

O que não acontece com quem não consegue poupar e investir, protegendo o próprio patrimônio.

Se o efeito pretendido pelo Banco Central for alcançado, ou seja, o consumo diminuir e a inflação recuar, os salários perdem menos poder de compra.

Mas o efeito negativo é que o crédito fica mais caro: empresários que precisam de capital de giro ou recursos para investimentos e pessoas físicas que recorrem a financiamentos terão mais dificuldade de conseguir dinheiro.

Uma forma de conseguir crédito a juros menores é oferecendo ao banco ou financeira uma boa garantia. [ouça o áudio acima]

A caderneta de poupança segue com a taxa de retorno fixa em 6,17% ao ano mais a Taxa Referencial (TR). A tendência é que o rendimento da poupança continue perdendo para a inflação.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade