A Maringá Encantada se tornou um evento tradicional na cidade.
Milhões de visitantes são esperados durante os dois meses da programação de Natal e, segundo a Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo, a cada R$ 1,00 investido o comércio local fatura R$ 4,57.
Mas todo real investido é questionado pelo Observatório Social de Maringá.
Este ano foram lançadas pela Prefeitura de Maringá três licitações para a Maringá Encantada.
O pregão 202 de locação de materiais de iluminação para a decoração natalina de árvores naturais, que teve um pedido de esclarecimento do Observatório.
O ofício já foi respondido e a licitação homologada.
O pregão 239 de locação de decoração iluminada para o Parque do Japão, que será aberto na quinta-feira (31).
E o pregão 241 para a decoração na Praça do Antigo Aeroporto, que será aberto na sexta-feira (1º).
Nestes dois casos o Observatório Social pediu a impugnação dos pregões.
E não foi só o Observatório. O Centro Brasileiro Inovação e Sustentabilidade também pediu impugnação em um e esclarecimento em outro.
As alegações são parecidas: a falta de informação sobre os elementos decorativos de bambu para a elaboração de uma proposta de preço.
Para o Observatório, há indícios de direcionamento. E a entidade questiona também se haverá tempo hábil para a montagem de todas as estruturas.
A programação começa dia 15 de novembro, mas as empresas vencedoras precisam deixar tudo pronto cinco dias antes.
O secretário de Aceleração Econômica e Turismo, George Coelho, diz que haverá tempo sim. [ouça o áudio]
Sobre os questionamentos, o secretário disse que a equipe técnica está analisando os ofícios de impugnação. [ouça o áudio]
Somadas, as licitações passam de R$ 10 mi.