A elaboração do PlanMob, o Plano de Mobilidade Urbana, estabeleceu projetos e adequações ao trânsito de Maringá. Uma das demandas era investir na bicicleta como modal. Em Maringá, de acordo com o PlanMob,a bicicleta é responsável por 6% dos deslocamentos, o dobro da média nacional.
Uma das ações realizadas recentemente foi a instalação de dois semáforos para ciclistas. Está na esquina da Avenida Pedro Taques com a Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto.
O local é o terceiro com maior registro de acidentes na cidade. A nova sinalização muda o fluxo e proíbe a conversão à esquerda. O engenheiro civil da Secretaria de Mobilidade Urbana, Rhuam Amorim, explica. [ouça o áudio acima]
Maringá tem atualmente 43 quilômetros de ciclovias. A intenção é ampliar esse número e instalar também mais semáforos para ciclistas que também vão precisar se adaptar. [ouça o áudio acima]
Ainda de acordo com o PlanMob, o trabalho é a principal razão para locomoção com bicicleta em Maringá, sendo 52% dos 37,2 mil deslocamentos ′origem-destino′ registrados. Na sequência, aparece o deslocamento para escola, com 34%; compras e lazer com 5%; e diversos com 8%. A média de viagem é de 35 minutos, sendo que 41% levam entre 16 e 30 minutos para percorrer o trajeto.
O engenheiro da Semob explica ainda que a sinalização para pedestres precisa ser melhor compreendida pela população em Maringá. [ouça o áudio acima]
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