Dois dos 26 criminosos mais procurados do país são do Paraná
À esquerda, Luciano Castro de Oliveira, e à direita, Fabio Augusto Nogueira Fitze. Foto: Divulgação/Ministério da Justiça e Segurança Pública

Lista

Dois dos 26 criminosos mais procurados do país são do Paraná

Segurança por Portal GMC Online em 03/02/2020 - 15:53

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou, na semana passada, uma lista com os nomes dos criminosos mais procurados do Brasil. Entre as 26 pessoas, duas são paranaenses: uma nascida em Campo Mourão (a 96 quilômetros de Maringá) e outra em Roncador (a 195 quilômetros de Maringá).

A lista envolve pessoas acusadas de crimes graves e violentos, que estão com mandados de prisão em aberto e são ligados a organizações criminosas. O material fica disponível no site do ministério e será atualizado mensalmente.

Nascido em Campo Mourão, Luciano Castro de Oliveira, o “Zequinha”, de 45 anos, já foi condenado por crimes como uso de documento falso, porte ilegal de arma de fogo, formação de quadrilha, latrocínio, extorsão e sequestro.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça, Zequinha é suspeito de crimes contra o patrimônio, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Fabio Augusto Nogueira Fitze, de 57 anos, é natural de Roncador. Ele é suspeito de ter cometido crimes nas regiões sudeste e nordeste do Brasil, além de países do Mercosul. A suspeita é de envolvimento com crimes contra o patrimônio e organização criminosa.

No dia em que a lista foi divulgada, o ministro Sergio Moro explicou que a medida foi tomada para ajudar na localização dos suspeitos. "São indivíduos extremamente perigosos, com mandados de prisão, seja decorrente de condenação, seja decorrente de prisões cautelares.Alguns deles, não se exclui a possibilidade, estão foragidos no exterior, e a divulgação dessa lista tem a virtude de facilitar que esses indivíduos sejam encontrados e os mandados de prisão sejam cumpridos" , disse o ministro da Justiça e Segurança Pública.

Conforme o ministério, a lista de procurados foi feita com base em informações obtidas com as áreas de segurança estaduais e a partir de 11 critérios objetivos, como posição de liderança em organização criminosa, capacidade financeira para investir em atividades criminosas, atuação interestadual e internacional, entre outras.

De acordo com Moro, a lista é importante para facilitar as prisões dos criminosos para que possam cumprir as penas e enfraquecer a atuação dos criminosos.

Denúncias e informações pode ajudar na localização dos suspeitos e podem ser repassadas pelos números de Disque-Denúncia das Secretarias de Segurança Pública dos Estados-membros (disque 190).

"Os indivíduos da Lista de Procurados Nacional são perigosos e de alto risco. Portanto, recomenda-se o acionamento das forças policiais para efetuarem as prisões", destacou o ministério.

 

Por: Monique Manganaro/GMC Online

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade