O Podcast CBN Maringá desta semana fala sobre uma produção audiovisual que retrata os desafios e conquistas da comunidade surda maringaense.
Este mês, um documentário que aborda eventos históricos relacionados à comunidade surda maringaense e suas principais instituições de apoio, como o Colégio Bilingue para Surdo (Anpacin) e a Associação dos Surdos de Maringá (Asumar), foi lançado no YouTube. O filme traz encenações que mostram o cotidiano dos surdos, além de entrevistas com quase 20 pessoas, entre surdos e ouvintes.
O objetivo era retratar como os surdos vêm se organizando ao longo dos anos na cidade, abordando as dificuldades de comunicação em atividades básicas, como consultas médicas, inserção no mercado de trabalho e participação em reuniões de pais. Mas o filme não deixa de abordar fatos positivos, como as conquistas com a implementação da educação bilíngue, a obrigatoriedade de intérpretes nas instituições de ensino, além do reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (a Libras) como segunda língua oficial do Brasil. O material foi produzido pela Cosmos Filmes em parceria com o Arena das Artes.
Segundo um dos idealizadores do projeto, o produtor executivo Alan Gaitarosso, um dos fatores que motivaram a produção do documentário foi a falta de registros sobre a produção e a história do surdo aqui em Maringá. Ele percebeu que as histórias contadas pelos amigos surdos não estavam registradas em nenhum lugar.
[ouça o áudio acima]
Um ponto importante não apenas para a comunidade surda de Maringá, mas de todo o País é o surgimento e a disseminação da língua de sinais.
[ouça o áudio acima]
Ele diz que a acessibilidade vem aumentando para esse público, mas ainda há carência na inclusão. E o processo de colocar o surdo como protagonista foi uma prioridade na produção do material.
[ouça o áudio acima]
Além dos registros, a ideia é que o material também sirva de referência para que o ouvinte entenda um pouco mais do dia-a-dia dos surdos, revelando os desafios enfrentados por esta comunidade. É o que afirma a co-diretora Thayse Fernandes, que diz que espera que o filme amplie a visibilidade dessas pessoas e inspire uma maior compreensão e respeito por parte de toda a sociedade.
[ouça o áudio acima]
Você pode assistir aqui o documentário Uma História em Muitas Mãos