Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano de Maringá começam a ser distribuídos pelos Correios no dia 2 de janeiro de 2019. A entrega deve se estender até o dia 22 do mesmo mês.
Ao todo, serão entregues 160 mil guias do imposto, referente aos 160 mil imóveis cadastrados no município. Para o ano que vem, a previsão de arrecadação é de R$ 180 milhões. Os contribuintes que se cadastraram em anos anteriores no site da prefeitura, não receberão a guia em casa, porque ela será enviada via email.
Então é preciso estar atento a caixa de mensagens no inicio do ano. Para quem não receber a guia, uma opção é baixar o carnê. Lembrando que o pagamento à vista do IPTU 2019 até o dia 24 de janeiro terá o desconto de 10% e para quem pagar até 11 de fevereiro, o desconto será de 7%.
A porcentagem de desconto é menor da ofertada neste ano, que foi de 12 e 8%. Segundo a prefeitura, apesar da redução, o desconto previsto para o próximo ano ainda é vantajoso, se considerada as taxas de remuneração do mercado financeiro. O Executivo fez alguns cálculos que estão disponíveis na página da prefeitura na internet.
Para quem optar em parcelar o imposto, o parcelamento poderá ser feito em até 12 vezes, mas a data de vencimento para pagamento da primeira parcela também será 24 de janeiro.