
Vai curtir o carnaval?
Especialista dá dicas para minimizar os efeitos do cansaço durante e depois da folia
28 de fevereiro
Segundo o Ministério da Saúde, o número exato de doenças raras não é conhecido. Estima-se que existam mais de 5 mil tipos diferentes de enfermidades dessa natureza cujas causas podem estar associadas a fatores genéticos, ambientais, infecciosos, imunológicos, entre outras.
Dia (28) de fevereiro marca o Dia Nacional das Doenças Raras. Entre as doenças podemos citar alguns exemplos, como acromegalia, diabetes insípida, esclerose lateral amiotrófica, fenilcetonúria e fibrose cística. Aproximadamente 13 milhões de brasileiros vivem com alguma dessas enfermidades, que afetam 5 em cada 10 mil indivíduos.
O diagnóstico de uma doença rara pode ser desafiador por conta de falta de conhecimento. O diagnóstico geralmente começa com uma avaliação clínica detalhada, incluindo histórico clínico do paciente, exame físico e análise de sintomas. O teste do pézinho, feito em bebês, é um dos mais importantes para o diagnóstico precoce, segundo a médica endócrino pediatra da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM), Cristiane Kopacek.
[Ouça a entrevista]
Notícias da mesma editoria
Vai curtir o carnaval?
Especialista dá dicas para minimizar os efeitos do cansaço durante e depois da folia
Fevereiro Laranja
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional