Diagnostico precoce é essencial em caso de doenças raras
Foto: Ilustrativa. Edilson Rodrigues/Agência Senado

28 de fevereiro

Diagnostico precoce é essencial em caso de doenças raras

Saúde por Brenda Caramaschi em 28/02/2025 - 11:49

Segundo o Ministério da Saúde, o número exato de doenças raras não é conhecido. Estima-se que existam mais de 5 mil tipos diferentes de enfermidades dessa natureza cujas causas podem estar associadas a fatores genéticos, ambientais, infecciosos, imunológicos, entre outras.

Dia (28) de fevereiro marca o Dia Nacional das Doenças Raras. Entre as doenças podemos citar alguns exemplos, como acromegalia, diabetes insípida, esclerose lateral amiotrófica, fenilcetonúria e fibrose cística. Aproximadamente 13 milhões de brasileiros vivem com alguma dessas enfermidades, que afetam 5 em cada 10 mil indivíduos.

O diagnóstico de uma doença rara pode ser desafiador por conta de falta de conhecimento. O diagnóstico geralmente começa com uma avaliação clínica detalhada, incluindo histórico clínico do paciente, exame físico e análise de sintomas. O teste do pézinho, feito em bebês, é um dos mais importantes para o diagnóstico precoce, segundo a médica endócrino pediatra da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM), Cristiane Kopacek.

[Ouça a entrevista]

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade