Depois de mais de dez anos, Centro de Excelência é inaugurado
Cerhand foi inaugurado com partida entre Uruguai e Chile. Foto: Vivian Silva / PMM

Handebol

Depois de mais de dez anos, Centro de Excelência é inaugurado

Esporte por Luciana Peña em 22/01/2020 - 12:06

Obra era uma das dezenas de construções paralisadas na UEM. Estrutura pretende desenvolver o handebol na cidade. Esporte que tem tradição em Maringá e já revelou muitos jogadores para a seleção brasileira.

O Cerhand, Centro de Excelência Regional em Handebol foi inaugurado na noite dessa terça-feira com uma disputa internacional entre Uruguai e Chile. O Cerhand custou R$ 2,3 mi. A obra começou há mais de dez anos. Deveria ficar pronta em dozes meses, mas acabou entrando para a lista de obras paralisadas na UEM. A diretora de obras e projetos da UEM Tânia Verri, diz que ao todo a universidade tinha 48 obras paradas. Uma das maiores e mais prioritárias era o centro de excelência.

Apesar de ter uma estrutura com medidas e equipamentos próprios para eventos internacionais, o Cerhand tem o objetivo pedagógico para formar profissionais e estimular a prática do esporte entre os mais jovens. Afinal Maringá tem tradição no esporte desde 1970 e já revelou muito talentos para a seleção brasileira de handebol. O professor Dourivaldo Teixeira,  ex-jogador de handebol, diz que a centro de excelência tem laboratórios para o estudo do handebol.

O Cerhand tem 1,3 milhão de reais liberados para investimento nos laboratórios.