Dengue se propaga no lixo que já foi luxo
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Dengue se propaga no lixo que já foi luxo

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 17/02/2020 - 07:52

No Paraná diversas cidades estão fazendo um arrastão contra a Dengue. Algumas chegam a punir, multas e até ameaça de prisão, quem deixa de cuidar do quintal ou propriedade de sua responsabilidade e permite a formação de criadouros do mosquito que transmite a doença.

A consciência de cidadãos se transforma em prática e passam a se unir recolhendo entulhos, limpando terrenos baldios, fundos de vales. Retirando objetos acumulados em casas também é uma prática nestes mutirões. Prefeituras estão criando ecopontos para o recolhimento de objetos.

Porque a Dengue se tornou uma ameaça? Nós estamos nos concentrando em centros urbanos com uma população cada vez maior e com uma infraestrutura ainda precária de saneamento. Porém, há um fator importante, o nosso comportamento como consumidores. O que vai para o lixo já foi luxo e fruto dos nossos excessos. Muitos deles expresso em nosso próprio corpo acima do peso e no nosso quintal, carregado de ambientes de resíduos.

Entre a compra e o descarte de um determinado objeto o tempo está cada vez mais curto. A aquisição é excitante na proporção em que o descarte ou a acumulação se transforma em um problema. Aqui entra em cena os acumuladores. Eles se multiplicam. Apegam-se aos objetos por uma carência afetiva. A concentração de coisas lhe preenche o vazio.

Logo, o problema da Dengue está diretamente ligado a sociedade de consumo. A particularização dos interesses dentro de um ambiente em que nossos atos afetam diretamente outras pessoas. É a ação de cada um que pode melhorar e ou piorar a situação.

Certo dia, em um supermercado que faz parte de uma rede de lojas, vi um grande contêiner onde eram depositados “lixo” eletrônico. O que já foi o sonho de consumo de muitos. Computadores, impressoras, teclados e televisores que já foram o sonho de consumo agora são lixo. Assim é a trajetória curta de uma grande quantidade de produtos. 

No fundo, todos nós contribuímos para uma multiplicação de objetos. Cada um de nós consome muito mais do que nossos pais e avós. O que se vende para um ser humano hoje em toda a sua vida é dez vezes mais o que era consumido há dez anos. Os resíduos cresce nas regiões de maior consumo. São os nossos luxos que viram lixo.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade