Déficit do Fundo Financeiro da Maringá Previdência é de R$ 5 bi
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Previdência Municipal

Déficit do Fundo Financeiro da Maringá Previdência é de R$ 5 bi

Política por Luciana Peña em 16/12/2020 - 10:30

O número foi apresentado em reunião com o Sismmar, Sindicato dos Servidores Municipais, e com vereadores nesta quarta-feira (16). O Sismmar é contra o reajuste de 11% para 14% na contribuição previdenciária descontada todo mês no salário dos servidores. O secretário de Fazenda Orlando Chiqueto explicou que além de obrigatório, o reajuste é necessário para pagar as aposentadorias. A Maringá Previdência tem dois fundos. O Financeiro tem 2362 servidores ativos e 3311 inativos. Os benefícios serão pagos, de acordo com uma projeção, até 2073. Neste momento o déficit é de 5 bilhões de reais, mas pode aumentar se o reajuste não for aprovado.

O chefe de gabinete, Domingos Trevizan, explicou por que o projeto não foi enviado à Câmara com antecedência para ser discutido, como questionou o Sismmar. 

A obrigatoriedade do reajuste, para todas as prefeituras com regimes próprios de previdência, foi adiada duas vezes este ano a pedido de prefeitos que não queriam se indispor com eleitores. O prazo final é 31 de dezembro. Trevizan disse que o Sismmar tinha conhecimento do projeto há pelo menos três meses.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade