A trilha de aventura “Caminhos de Peabiru” é um trecho de 10 quilômetros em mata fechada, cachoeiras, muita natureza, aventura e história.
É uma atração turística que está movimentando a economia em Peabiru, cidade próxima a Campo Mourão.
No domingo, dia 1º de dezembro, será a primeira trilha de Natal.
E os ingressos estão esgotados.
Em janeiro de 2023, eu percorri a trilha e a aventura virou uma edição do Podcast CBN Maringá.
O Caminhos de Peabiru, em Peabiru, é apenas um pequeno trecho da rede de trilhas ancestrais que os indígenas utilizaram para ir do oceano Atlântico para o Pacífico passando por 86 cidades do Paraná: de Paranaguá a Foz do Iguaçu.
Nessa terça-feira (26), o governador assinou um decreto que institui o “Programa Rota Turística do Caminho de Peabiru”.
O objetivo é estruturar estas rotas e promover o turismo sustentável com corredores ecológicos em trilhas de longo curso.
Ao longo do Caminho de Peabiru, os indígenas mantinham comunicação e mais tarde os colonizadores europeus, mantinham comércio e atividades religiosas.
O secretário de Planejamento Guto Silva diz que há potencial de gerar emprego e renda, além da preservação cultural. [ouça o áudio]
Os caminhos de Peabiru já tinham sido reconhecidos como patrimônio imaterial do Paraná, por lei estadual. A coordenadora de Gestão e Sustentabilidade na Secretaria de Turismo, Anna Vargas de Faria, diz que o projeto de implementação das trilhas é de médio prazo. [ouça o áudio]
A primeira etapa do Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru será desenvolvida em janeiro, com um encontro de qualificação.