Cultura não é a cereja e sim o bolo
Pixabay

Opinião

Cultura não é a cereja e sim o bolo

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 06/11/2020 - 08:16

O ditado que diz que a cereja do bolo é a parte mais saborosa, mas é o detalhe, demonstra a forma como se lida ainda com alguns aspectos da cultura, a leitura em especial. A leitura é uma boa medida. Os brasileiros leem em pouco, isto é fato. Deve-se levar em consideração que há um grande número de analfabetos funcionais no país. Uma pesquisa da ONG Ação Educativa, realizada em 2018, mostra que 30% dos brasileiros entre 15 e 64 anos estão nesta condição.

A leitura dos livros é um boa medida para se ter a dimensão do desprezo cultural. A leitura no Brasil caiu no últimos 5 anos. A 5a edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró Livro, aponta que os leitores brasileiros diminuíram. Eram, em 2015, 56% da população, em 2019 este índice caiu para 52%. Os que reduziram a leitura de livros foram os com mais qualificação, ensino superior, e os de melhor renda, a Classe A. 

A expansão da rede mundial de computadores tem uma relação direta com estes índices. Afinal há uma migração das classes de melhor renda e jovens para as redes sociais. O conteúdo da internet é mais atrativo e acessível. Para as classes populares, aquelas que menos lêem, esta condição é restrita. A Bíblia e os livros de autoajuda são os campeões de leitura. Claro que os livros didáticos contam. Mas também, dos 5 livros que os brasileiros lêem por ano, apenas metade deles, 2,5, são lidos até o final. 

No mundo, os maiores leituras são os indianos. No país asiático se dedica 10 horas e 42 minutos por semana para a leitura. O que é incrível, que na sequência vem mais uma série de países asiáticos como os que mais lêem, Tailândia, China e Filipinas. O Brasil está na 27a posição, atrás de Venezuela (14o), Argentina (18o) e México (25o). Estes dados são da Market Research World, no seu relatório Índice Cultural Mundial.

Incentivar a leitura é importante. Criar espaços para que o acesso a livro seja constante. Ampliar o número de bibliotecas públicas, oferecer eventos que aproximam o leitor dos conteúdos dos livros e traga o interesse sobre temas necessários da vida das pessoas, do país e do mundo. É preciso se descobrir nas páginas, nas linhas e parágrafos que desvendam histórias, crônicas e poemas que despertem o valor da vida. 

O incrível é que as mães e professores são os principais influenciadores para a leitura na vida das crianças. Logo, é dentro de casa e por extensão na escola os locais onde as pessoas podem despertar o desejo de ler. Um leitor melhor faz uma sociedade melhor. Capaz de julgar com mais eficiência as questões vitais e mesmo as cotidianas. O bom leitor tem uma reflexão mais apurada da vida. Age de maneira consciente e cria ações mais assertivas. Logo, ler não é o detalhe é a parte mais importante das ações que podem superar parte considerável dos problemas. Cultura não é a cereja e sim o bolo. Também deve ficar com uma das maiores e melhores fatias dos orçamentos públicos.

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade