Criação do regime único na Prefeitura de Maringá aguarda parecer do MP
Prefeitura de Maringá /Imagem Ilustrativa/Foto: PMM

Maringá

Criação do regime único na Prefeitura de Maringá aguarda parecer do MP

Política por Victor Simião em 05/02/2020 - 17:02

Projeto está na Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores. Parlamentares querem que o Ministério Público diga se é favorável ou não. A expectativa é que uma resposta seja dada até a semana que vem.

 

Promessa de campanha de Ulisses Maia e uma das prioridades para 2020, o projeto que permite a alteração de regime dos servidores da Prefeitura de Maringá aguarda parecer do Ministério Público. A proposta está na Comissão de Finanças e Orçamento, na Câmara de Vereadores, que irá dizer se aprova ou não. Esse grupo consultou o MP nesta quarta-feira (05). O promotor de Justiça Pedro Ivo apontou questionamentos em relação ao projeto e pediu mais uma semana para emitir um parecer se é favorável ou não. Enquanto isso, a proposta aguarda. 

A iniciativa do Executivo Municipal quer que quem esteja sob a CLT possa se tornar estatutário. 

O projeto de lei complementar foi enviado ao Legislativo no fim do ano passado, e demorou um ano para ficar pronto. Atualmente, a Prefeitura tem 900 servidores celetistas - de um total de 12 mil. Eles foram contratados por concurso para áreas da saúde, principalmente em programas coordenados pelo Governo Federal. 

A Prefeitura defende a alteração de regime porque irá reduzir custos e evitar processos trabalhistas, por exemplo. O município já pagou R$ 10 milhões em ações para celetistas - que ficam a cargo da Justiça trabalhista, diferentemente do servidor estatutário. 

A sociedade civil organizada, capitaneada pelo Observatório Social, é contra, dizendo que faltam informações e que o impacto pode ser negativo no futuro, já que irá repercutir na previdência municipal. 

O presidente da CFO, vereador Carlos Mariucci (PT), e o vice-presidente, William Gentil (PTB), se disseram favoráveis à proposta. Onivaldo Barris (sem partido), membro, se posicionou de forma contrária. 

Após a reunião desta quarta, Mariucci diz querer votar de forma favorável, mas irá aguardar a posição do Ministério Público. 

O relatório que subsidia a proposta aponta que para evitar qualquer problema na previdência do município é necessário aumentar a alíquota de contribuição do servidor, passando de 11% para 14%, mas esse ponto não é proposto na lei.

O projeto já recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça. Agora, está na  CFO. Depois passa pela Comissão de Políticas Gerais. Somente depois é que a iniciativa pode ser levada ao plenário da Casa.  

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade