CPI da Saúde convoca Jair Biatto
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/PMM

Apuração

CPI da Saúde convoca Jair Biatto

Política por Victor Simião em 21/07/2020 - 15:17

Ele será ouvido na semana que vem. A comissão quer explicações de uma fala dele, em que afirmou que o município paga até três vezes mais nas compras de produto. Na avaliação da CPI, foi uma frase infeliz.

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga os gastos da Secretaria de Saúde nos últimos 12 meses convocou Jair Biatto para prestar depoimento. O secretário de Saúde deverá ser ouvido na próxima terça-feira (28), durante a tarde. O mandado de intimação foi expedido na segunda-feira (20). A CPI foi criada após uma afirmação de Biatto. Em maio ele disse que o município pagava até três vezes mais na compra de produtos. Depois, se explicou e falou que havia motivos para isso: burocracia e alta demanda por insumos.

Para a comissão, o depoimento de Biatto deverá esclarecer de uma vez por todas se a afirmação dele é algo que acontece de forma recorrente ou não.

Um secretário já foi ouvido, assim como um vereador e um empresário. Documentos da Prefeitura de Maringá e do Observatório Social já foram analisados. Em resumo, de 25 itens avaliados, dois foram comprados por preços mais altos que o de mercado. O que, segundo a CPI, significa que a afirmação de Biatto foi infeliz e não condiz com a realidade.

Para vereadores de oposição, a comissão analisa apenas os últimos 12 meses quando deveria, na verdade, investigar toda a gestão. A CPI já disse que qualquer fato anterior, se denunciado, será apurado.

O presidente da comissão parlamentar de inquérito, vereador Flávio Mantovani, disse que o depoimento de Jair Biatto poderá ser o último e explicar o que de fato acontece na saúde. [ouça no áudio acima]


Em um depoimento anterior, o secretário municipal de Patrimônio, Logística e Compras, Paulo Carstens, disse desconhecer gastos acima da média na saúde. Ele afirmou que havia encontrado problemas em gestões anteriores - e que os documentos já tinham sido enviados ao Ministério Público.

A CPI informou que afirmações sobre gestões passadas serão inseridas no relatório a ser enviado ao MP.

No momento, o Ministério Público também apura o caso.

A Prefeitura de Maringá já disse apoiar a CPI e que irá prestar todos os esclarecimentos necessários.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade