CPI da Saúde aponta sobrepreço de 58% em compra de medicamento
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Maringá

CPI da Saúde aponta sobrepreço de 58% em compra de medicamento

Política por Luciana Peña em 27/08/2020 - 12:07

Um único medicamento comprado em grande quantidade dentro de um lote, custou quase R$ 350 mil a mais para a Secretaria de Saúde. Prefeitura explica que no lote como um todo município saiu ganhando.

A CPI da Saúde da Câmara Municipal de Maringá entregou o relatório final na sessão desta quinta-feira (27).

São 146 páginas em que os vereadores descrevem o motivo da investigação, a dificuldade de compor a comissão, a morte de um dos integrantes, o vereador Chico Caiana e todo o início conturbado da CPI.

Mas a informação que agitou a sessão está no final do texto.

A CPI apurou que um medicamento comprado pela Secretaria de Saúde, o Metilfenidato Cloridrato, comprimido de 10mg, custou 58% mais do que o valor cotado pela comissão no mercado.

O medicamento, comprado em grande quantidade, entrou numa licitação ampla, com vários outros remédios. Por ele a Secretaria pagou 936 mil reais. Segundo a CPI, 344 mil e 900 reais a mais do que se tivesse comprado pelo valor cotado pela comissão.

Para a CPI a explicação da Secretaria de Saúde é que na compra geral, o município saiu ganhando.

Mas a descoberta da CPI será comunicada ao Ministério Publico, diz o presidente da CPI, Flávio Mantovani.

O vereador Odair Fogueteiro, que foi quem convidou o secretário Jair Biatto para aquela sessão em que a declaração polêmica foi feita, diz que ficou preocupado com o que leu do relatório até o momento.

Atualização (12h26): Em nota a Prefeitura de Maringá informou que: "Ainda que não tenha recebido oficialmente o relatório final da CPI, é importante reconhecer que a Câmara cumpriu o seu papel fiscalizador de forma transparente e o resultado da CPI demonstra a lisura dos procedimentos adotados pela prefeitura nos processos de compra, não apenas da Secretaria de Saúde, como de todas as pastas."

Atualização (14h13): A CPI cita ainda outro exemplo de medicamento em que a Prefeitura pagou mais do que o preço de mercado: o Mometasona Furoato de 120 doses. A CPI apontou que numa licitação, na quantidade comprada, a Secretaria de Saúde pagou 66 mil e 480 reais a mais do que se pagasse o valor de mercado.No relatório final, os parlamentares pedem que o prefeito adote providências em relação ao secretário de Saúde Jair Biatto, porque a declaração dele, sobre compras feitas pela pasta, teria sido “falta de responsabilidade”

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade