Covid-19: Maringá começa vacinar pessoas com comorbidade nesse sábado (8)
Imagem ilustrativa/foto: Mileny Melo/PMM

Imunização

Covid-19: Maringá começa vacinar pessoas com comorbidade nesse sábado (8)

Saúde por Lethícia Conegero/GMC Online em 06/05/2021 - 19:03

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesse sábado (8), a vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidade. No domingo (9), não haverá aplicação das doses e na segunda-feira (10) a vacinação retorna para o mesmo público. Nos dois dias, 8 e 10, a aplicação do imunizante ocorrerá apenas nas Unidades Básicas de Saúde Iguaçu e Zona 7 e será somente para as pessoas com comorbidade. 

Maringá recebeu nesta quinta-feira (6), cerca de 17 mil doses da vacina contra o coronavírus. O Ministério da Saúde definiu o processo de vacinação de pessoas com comorbidades em duas fases. Dependendo da chegada de novas doses, novos grupos serão vacinados.

Veja quem já pode se vacinar em Maringá:

- Pessoas com doença renal crônica em diálise, de 18 a 59 anos;
- Pessoas com deficiência permanente grave, com BPC (Benefício de Prestação Continuada), de 55 a 59 anos;
- Pessoas com síndrome de down de 18 a 59 anos;
- Gestantes e puérperas com comorbidades, com idade igual ou maior que 18 anos (no documento de comprovação deverá estar descrito qual a comorbidade da paciente)

Os pacientes do SUS pertencentes aos grupos de hipertensão e diabetes também serão vacinados nesta etapa. Os profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) farão contato com estes pacientes para direcionamento da unidade em que serão vacinados.

Documentos:

Os pacientes com comorbidades deverão apresentar documento oficial com foto e uma declaração comprobatória, assinada e certificada por um médico, que ficará retida na UBS no momento da vacinação. As declarações poderão ser retiradas na rede privada, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou Conselho Regional de Medicina (CRM) Paranáe no site da Prefeitura (acesse o link)

Idosos e trabalhadores da saúde

Nessa sexta-feira (7) os imunizantes serão destinados para a aplicação da 1ª e 2ª doses de pessoas com 60 anos ou mais nas UBSs referenciadas para vacinação contra o Covid-19 e no drive-thru. Na Secretaria Municipal de Saúde haverá apenas a aplicação da 2ª dose para os trabalhadores da saúde. Depois, a vacinação de pessoas com 60 anos ou mais será retomada na terça-feira (11).

Veja os locais e horários:

Divulgação/PMM
Divulgação/PMM

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade