Covid-19: Com alta nos casos, Prefeitura de Maringá vai publicar novo decreto com restrições
Foto: Aldemir de Moraes/PMM/arquivo

Pandemia

Covid-19: Com alta nos casos, Prefeitura de Maringá vai publicar novo decreto com restrições

Cidade por Monique Manganaro/GMC Online em 19/05/2021 - 09:37

O recente aumento de casos de coronavírus em todo o Paraná tem levado o Governo do Estado e prefeituras de diversas cidades a retomarem medidas mais restritivas para conter o avanço da doença. Nesta quarta-feira (19), foi a vez da Prefeitura de Maringá anunciar que deve publicar novo decreto, com mais restrições, para tentar frear o número de casos e a ocupação de leitos hospitalares. 

Segundo a prefeitura, o documento deve ser publicado ainda nesta quarta-feira (19) e as medidas entrarão em vigor na sexta-feira (21), a partir das 5h. A expectativa é que as novas regras tenham validade até 31 de maio. 

Entre as restrições já anunciadas pela prefeitura está a mudança no toque de recolher, que deve ser ampliado e passará a valer das 22h às 5h do dia seguinte. Durante esse mesmo período, deverá ser proibida, também, a venda e o consumo de bebidas alcoólicas. 

De acordo com a Prefeitura de Maringá, ainda haverá mudança nos horários do comércio e de prestadores de serviço em geral. 

“Os números da pandemia e o histórico dos resultados eficazes dos períodos mais restritivos justificam o decreto. Um exemplo é que a média de incidência de contaminação no início de março era de 445 por 100 mil habitantes. No final de abril, com decretos mais rígidos, o número baixou para 157. Após a flexibilização, a incidência começou a subir novamente e já está em 189. Com tendência de alta. O índice satisfatório é 100 e o ideal é 20 (por cem mil habitantes)”, explicou a prefeitura. 

Governo do Paraná antecipa toque de recolher e restringe funcionamento do comércio aos domingos

Em razão do aumento do contágio da covid-19 no Paraná, o Governo do Estado publicou na segunda-feira, 17, o decreto 7.672/21, que amplia as medidas restritivas de enfrentamento da pandemia. 

Pelas novas regras, que vão vigorar até a meia-noite do dia 31 de maio, a restrição da circulação de pessoas e de venda e consumo de bebida alcoólica em espaços de uso público ou coletivo é estendida em uma hora. O toque de recolher e lei seca passam a vigorar das 22h até às 5h do dia seguinte.

Todo tipo de comércio e de atividades não essenciais também deixam de funcionar aos domingos. Isso se aplica a restaurantes, shopping centers, academias e comércio em geral. Nos outros dias da semana poderão abrir ao público das 10h às 22h com 50% de ocupação. Aos domingos e fora desses horários, durante a semana, só será permitido o atendimento na modalidade delivery.

Essenciais

Serviços e atividades essenciais, como supermercados, farmácias e clínicas médicas, não terão que atender as regras de toque de recolher e de funcionamento. Os serviços considerados essenciais estão especificados no decreto 4.313, de 21 de março de 2020.

A Secretaria de Estado da Saúde permanece monitorando o número de casos e óbitos ocasionados pela Covid-19 e a capacidade de resposta da rede de atenção à saúde. Por isso, as medidas definidas pelo novo decreto estão sujeitas a alterações pelo cenário do contágio no Paraná. 

Não essenciais

Continuam proibidas atividades que causem aglomerações, como casas de shows, circos, teatros e cinemas; eventos sociais e atividades correlatas em espaços fechados, como casas de festas, de eventos, incluídas aquelas com serviços de buffet; os estabelecimentos destinados a mostras comerciais, feiras, eventos técnicos, congressos e convenções; casas noturnas e correlatos; além de reuniões com aglomeração de pessoas, encontros familiares e corporativos.

Reuniões e encontros familiares e corporativos poderão ser realizados de segunda-feira a sábado desde que não ultrapassem o número de 50 pessoas, nos dias e horários estabelecidos pelo toque de recolher.

As práticas religiosas devem atender a Resolução 440/2021 da Secretaria da Saúde, publicada em 26 de fevereiro, que orienta templos, igrejas e outros espaços a adotarem, preferencialmente, o formato virtual. Em casos de atividades presenciais, os locais devem respeitar o limite de 35% da ocupação.

Acesse GMC Online

(atualização às 13h45)Acesse o decreto publicado pela Prefeitura no começa da tarde desta quarta-feira (19)

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade