Convenções partidárias já oficializaram nove candidaturas ao Governo do Paraná, até o momento
Convençao do PSD realizada no sábado (30) confirmou candidatura do governador Ratinho Júnior à reeleição (Foto: Divulgação/PSD)

Eleições 2022

Convenções partidárias já oficializaram nove candidaturas ao Governo do Paraná, até o momento

Eleições 2022 por Redação CBN Maringá em 01/08/2022 - 16:28

O prazo para realização das convenções partidárias termina nessa sexta-feira (5). 

Ouça as informações do repórter Thailan Jaros, da CBN Ponta Grossa

Saiba quem são os candidatos ao Governo do Paraná já oficializados pelos partidos:

Roberto Requião (PT)
Em convenção realizada no sábado (23), a federação partidária formada pelo Partido dos Trabalhadores, Partido Comunista do Brasil e Partido Verde oficializou o nome do ex-governador e ex-senador Roberto Requião para o governo do Paraná.

A convenção foi realizada em Curitiba no modelo híbrido. A chapa definiu o ex-presidente da Itaipu, Jorge Samek, para vice.

Requião foi eleito a primeira vez como prefeito de Curitiba em 1985. Em 1991, iniciou o primeiro mandato como governador do Paraná. Foi eleito duas vezes para o governo do estado em 2002 e 2006.

Entre 1995 e 2002 foi senador e voltou ao senado entre 2011 e 2019. Roberto Requião foi filiado ao MDB por 40 anos e deixou a sigla neste ano quando se filiou ao PT.

Da mesma federação, o deputado federal Aliel Machado (PV) foi oficializado como candidato à reeleição e o vereador de Ponta Grossa Geraldo Stocco (PV) deve ser candidato à Assembleia Legislativa.

 

Joni Correia (DC)
Ainda no sábado (23), o Democracia Cristã confirmou Joni Correia como o candidato do partido ao governo do Paraná. A decisão foi oficializada em convenção do partido em Curitiba.

Correia é presidente do partido no estado. O presidente nacional da sigla José Maria Eymael participou do evento.

Joni Correia é formado em Direito e Publicidade. Ele é dono de uma empresa de consultoria e vai concorrer ao governo pela primeira vez. O Democracia Cristã não definiu coligações e ainda não confirmou o nome do vice na chapa.

 

Ratinho Junior (PSD)
O nome do governador Ratinho Junior como candidato à reeleição no Paraná foi oficializado no sábado (30) em convenção estadual do Partido Social Democrático (PSD). A chapa também definiu Darci Piana novamente como vice.

A convenção foi realizada em Pinhais. Ratinho Junior é empresário e comunicador e está na política desde 2002, quando foi eleito deputado estadual. Foi deputado federal entre 2007 e 2014. Em 2012, concorreu à prefeitura de Curitiba. Voltou à Assembleia Legislativa em 2014 e foi secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano.

Em 2018 foi eleito governador do Paraná em 1º turno com 60% dos votos válidos. Durante a convenção, a legenda formalizou 55 candidatos estaduais e 31 deputados federais.

 

Ricardo Gomyde (PDT)
A convenção do Partido Democrático Trabalhista (PDT) confirmou a candidatura de Ricardo Gomyde ao governo do Paraná no sábado (30). A advogada Eliza Ferreira compõe a chapa como vice.

Gomyde é advogado e foi eleito deputado federal em 1994. Chegou a cumprir mandato como vereador de Curitiba em 2001, mas em 2002 para assumir a presidência da Paraná Esporte, cargo que ocupou até 2009.

No Governo Federal, Gomyde assumiu a Secretaria Nacional de Futebol no Ministério do Esporte e foi gestor da Copa do Mundo de futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Gomyde foi candidato ao Senado em 2014.

 

Solange Ferreira Bueno (PMN)
A professora de música Solange Ferreira Bueno teve o nome confirmado pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN) à disputa pelo governo do estado no sábado (30). A convenção foi realizada em Curitiba e não definiu um vice na chapa. Solange é de Maringá e se candidata a um cargo público pela primeira vez.

 

Vivi Motta (PCB)
Em convenção realizada no sábado (30), o Partido Comunista Brasileiro (PCB) oficializou a candidatura de Vivi Motta ao governo do Paraná. O cargo de vice é ocupado por Diego Valdez.

Viviane Motta é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e atuou na rede estadual do Paraná como professora de sociologia.

 

Angela Machado (PSOL)
A federação composta pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e pela Rede oficializou a candidatura de Angela Machado ao governo do Paraná no sábado (30). O candidato a vice será Sergio Nakatani (Rede). A convenção foi realizada em Curitiba.

Angela é formada em história e atua na rede pública estadual de ensino há 24 anos. Concorreu ao cargo de vereadora de Curitiba em 2016 e 2020.

 

Professor Ivan (PSTU)
Em convenção on-line realizada no sábado (30), o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) confirmou o nome do Professor Ivan, de Paranavaí, como candidato ao governo do Paraná. O jornalista e biólogo Phill Natal, de Maringá, compõe a chapa como vice.

Ivan Ramos Bernardo é professor da rede estadual de educação e concorre pela segunda vez ao cargo de governador.

 

Adriano Teixeira (PCO)
No domingo (31), o Partido da Causa Operária (PCO) oficializou a candidatura de Adriano Teixeira ao governo do Paraná.

A legenda ainda não definiu o nome do candidato a vice-governador. A convenção aconteceu em Curitiba.

Teixeira é de Paranavaí e concorre ao governo pela primeira vez. Em 2020, disputou o cargo de vereador na cidade.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550