Consumo consciente de novas gerações faz aumentar lojas de brechó em 30%
Foto: Arquivo CBN

Economia

Consumo consciente de novas gerações faz aumentar lojas de brechó em 30%

Economia por Luciana Peña em 22/08/2024 - 17:22

O dado é do Sebrae e se refere a lojas do gênero em Maringá. Mas o aumento de brechós se dá em todo mundo e é impulsionado por um novo comportamento do consumidor: a valorização de peças únicas e de outras épocas que permitem customização de estilos. Um comportamento típico de novas gerações que querem consumir de forma mais consciente.

Maringá tem 82 brechós. Em 2021, eram 58, segundo dados do Sebrae. Nos últimos anos a média foi de abertura de sete novos brechós a cada ano na cidade.

Isabela Nascimento trabalha num brechó no centro de Maringá. Ela diz que é possível encontrar peças únicas, com mais de 20 anos e ainda em bom estado de conservação e com muita história. [ouça o áudio]

Clientes de todas as idades compram em brechós, mas para os mais jovens garimpar peças “diferentonas” se tornou uma mania.

Nas redes sociais, internautas mostram looks exclusivos montados com peças de brechó.

Estas novas gerações impulsionam o mercado de peças usadas em todo o mundo.

Muitos movidos pelo consumo consciente, diz o consultor do Sebrae Perseu Bastos. [ouça o áudio]

Ainda segundo o Sebrae, o Paraná tem 21.713 brechós. Em 2021, eram 17.194.

A média de idade dos empresários é de 45 anos tanto em Maringá quanto no Paraná. Um mercado com predomínio de mulheres. E há participação expressiva de estrangeiros: 175 sócios de brechós. 

Com colaboração de Letícia Tristão.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade