Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550
Investigação
Conselho Regional de Enfermagem apura caso de queimadura em recém-nascido durante teste do pezinho
Saúde por Victor Ramalho em 25/06/2022 - 08:16O caso teria ocorrido em um hospital privado de Maringá no dia 18 de maio e veio à tona após uma outra situação semelhante, ocorrida em outra rede hospitalar, ter sido denunciada em Curitiba na semana anterior. No caso de Maringá, o acidente ocorreu dois dias após o nascimento da criança. Durante o teste do pezinho, é comum que a equipe de enfermagem aqueça os pés do recém-nascido em água morna para melhorar a circulação sanguínea.
Entretanto, a água teria sido aquecida além da temperatura necessária e queimado o pé do bebê, que precisou ficar internado por algumas semanas por conta do ferimento. Por meio de nota enviada à CBN na noite dessa sexta-feira (24), o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) informou que após tomar conhecimento do caso, abriu denúncia junto ao Departamento de Processos Éticos para apuração dos fatos e posterior julgamento do profissional possivelmente envolvido, que "poderá sofrer as penalidades contidas no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem".
Ainda de acordo com a nota do Coren, o processo tramita em sigilo. O órgão também reforça que "os procedimentos para a realização do Teste do Pezinho seguem as orientações técnicas da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe) em todo o estado do Paraná.
Durante a semana, o hospital já havia se manifestado por meio de nota enviada à imprensa, informando que "está dando toda a assistência e acolhimento necessários à família e ao bebê e está apurando internamente o procedimento realizado durante este teste do pezinho".
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade