A dimensão do espetáculo da Paixão de Cristo em Maringá começou a mudar quando a peça que conta a história bíblica foi apresentada pela primeira vez ao ar livre, na praça da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória.
A apresentação aconteceu na escadaria da igreja que é cartão-postal de Maringá e contou com 50 pessoas entre atores e equipe técnica. Naquele ano, o ator que interpretou Jesus, foi Anselmo José, atual diretor do espetáculo. No público, cinco mil pessoas assistiam às cenas apresentadas em um pequeno palco. No ano seguinte, quem assumiu o papel principal foi Fernando Bertola, que permaneceu interpretando Jesus durante 20 anos.
Com o passar do tempo, o espetáculo, feito por voluntários, cresceu. De dezenas de envolvidos, passaram-se a centenas e a peça começou a atrair públicos cada vez maiores, chegando ao recorde de 50 mil pessoas na Sexta-Feira Santa de 2023. A apresentação passou a receber apoio do poder público e da iniciativa privada, ser televisionado, transmitido pelas redes sociais, atrair famílias inteiras que já transformaram em tradição assistir a história de Cristo sendo contada pelos atores amadores da cidade.
E as definições de amador descrevem bem o grupo: o dicionário diz que é todo aquele que se dedica a uma arte ou um ofício por gosto ou curiosidade, não por profissão; que ama. É o amor que move essas pessoas que sobem ao palco ou atuam nos bastidores, cortando isopor e madeira, fazendo cenário, tecendo figurinos, ensaiando noites adentro depois de um dia exaustivo de trabalho, para recontar a história conhecida sempre de um jeito diferente. E foi o amor que moveu Lucca a se juntar ao grupo, em 2018, quando completou 18 anos. [ouça o áudio acima]
Lucca se formou em Educação Física pela UEM e se tornou professor, mas o lado ator aflora a cada Semana Santa. Na primeira edição que participou, ele atuou como guarda judeu, prendendo Jesus, e se manteve no papel de um dos carrascos de Cristo até 2023.
No ano passado, o rapaz começava a peça interpretando um dos discípulos e terminava como Jesus ressuscitado, em uma breve aparição, “sobrevoando” o palco, içado por um cabo de aço, no momento ápice que encerra o espetáculo. O convite para assumir o papel de protagonista só veio esse ano, embora o diretor do espetáculo estivesse dando sinais há algum tempo de que Lucca estava sendo sondado para o papel. [ouça o áudio acima]
Para Lucca, viver esse momento tem sido um sonho realizado. [ouça o áudio acima]
A preparação para o papel, segundo Lucca, envolveu muita pesquisa e conselhos do “Jesus veterano”. [ouça o áudio acima]
O desafio de viver Cristo diante de dezenas de milhares de pessoas é grande e o ator amador sabe disso. [ouça o áudio acima]
A primeira apresentação da Paixão de Cristo é nesta quarta-feira (16), às 20h, no Eurogarden e a segunda, na Sexta-Feira Santa (18), no mesmo horário e local.