Conheça mais de 10 serviços de graça oferecidos pela UEM
Foto: Divulgação/ASC/UEM.

Serviço

Conheça mais de 10 serviços de graça oferecidos pela UEM

Educação por Portal GMC Online em 25/09/2022 - 18:50

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), oferece diversos serviços gratuitos à população de Maringá e região. O GMC Online preparou uma lista com informações sobre estes serviços. Confira:

Banco de Leite Humano do Hospital Universitário
É o único da região. Incentiva o aleitamento materno por meio da coleta, pasteurização e distribuição de leite, a priorizar o fornecimento para prematuros e bebês de baixo peso que não sugam, internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). São crianças que, por razões clinicamente comprovadas, não podem receber o leite da própria mãe. O leite pode ser coletado e armazenado na própria casa da doadora, no Banco de Leite do HU e nos postos de coleta em Maringá e região. As doadoras são captadas no momento em que estão em atendimento nessas unidades ou quando seus recém-nascidos estão internados. Em 2021 foram distribuídos cerca de 1.000 litros de leite materno. O telefone é (44) 3011-9174. Funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 19h, no prédio do hospital.

Odontologia da UEM
A população carente recebe, com suporte do curso de Odontologia da UEM, tratamento em diversas especialidades na Clínica Odontológica. Os atendimentos são feitos com a supervisão de professores. Em média, são realizados 10 mil procedimentos ao ano, atendendo aproximadamente 4,5 mil pacientes. As residências odontológicas são ofertadas em: Cirurgia Bucomaxilofacial, Imagenologia e Radiologia Odontológica, Odontopediatria, Periodontia, Endodontia, Prótese Dentária, Saúde Coletiva e da Família; além de mestrado e doutorado em Odontologia Integrada. O telefone é (44) 3011-9050. Para urgência, o atendimento é a partir das 8 ou 13h30, por ordem de chegada, de segunda à sexta-feira. Para tratamentos dentários e casos de atendimento na clínica de cirurgia buco-maxilo-facial, funciona das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira. O local é o bloco S-08, anexo ao hospital universitário.

Centro de Controle de Intoxicações
Pioneiro e referência em toda a região, o Centro de Controle de Intoxicações (CCI) presta serviços qualificados no atendimento a casos de intoxicações e acidentes por animais peçonhentos. São 3,5 mil atendimentos por ano. O Centro previne casos, morbimortalidade e faz vigilância epidemiológica das intoxicações, bem como produz e divulga conhecimento. O telefone é (44) 3011-9127. Funciona no HU de forma ininterrupta, atendendo a urgências e emergências, seja por telefone, subsidiando os hospitais, seja no Pronto Atendimento do hospital universitário da UEM, prestando assistência a casos como picadas de animais peçonhentos e em quadros de intoxicações.

Hemocentro de Maringá
Referência regional, o Hemocentro de Maringá atende doadores de sangue e candidatos à doação de medula óssea. Fornece hemocomponentes para unidades conveniadas à 15ª Regional de Saúde e contribui para a manutenção dos estoques no Paraná. Conta com ambulatório de Hematologia e Hemoterapia, referência para atendimento a portadores de coagulopatias hereditárias e hemoglobinopatias. Devido ao projeto de implantação de Serviço de Onco-Hematologia Infantil, realiza consultas para investigação de cânceres em crianças. É certificado na Norma ISO 9001:2015, a qual, durante o processo interno de adequação, qualificou a equipe e evoluiu para a Gestão de Riscos, conferindo ao Hemocentro um sistema da gestão de qualidade com padrão internacional. A nova unidade móvel, um ônibus, conta com modernos sistemas de atendimento, com quatro poltronas e tem capacidade de realizar até 3.000 doações por mês. Além disso, também está adaptado para portadores de necessidades especiais. O novo veículo possui recursos, equipamentos e mobiliário personalizado, construídos seguindo critérios funcionais de ergonomia e garantindo uma operação inteligente e funcional. O telefone é (44) 3011-9400. Funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 18h30, e, aos sábados, das 7 às 12h30, no prédio ao lado do hospital.

Atendimento específico para tratamento de toxoplasmose para gestantes e bebês
O HUM é o único hospital do Paraná com atendimento específico para tratamento de toxoplasmose para gestantes e bebês. De origem parasitária, a doença normalmente é assintomática nas gestantes, mas pode causar graves complicações ao feto. O Ambulatório de Toxoplasmose Gestacional e Congênita do hospital conta com uma equipe multiprofissional que atua na prevenção das sequelas e faz o acompanhamento de gestantes e de recém-nascidos filhos de mães que contraíram a doença. O atendimento é feito no Ambulatório de Especialidades do HUM. O telefone é (44) 3011-9123. Funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 19h.

Unidade de Psicologia Aplicada (UPA)
A Unidade de Psicologia Aplicada (UPA) é o serviço-escola do Departamento de Psicologia. Realiza mais de 5 mil atendimentos por ano em ações nos contextos de saúde, educação e trabalho. São intervenções em indivíduos, grupos, famílias e coletivos nas modalidades de plantão, orientação a pais e profissional, treinamento, diagnóstico institucional, psicoterapia, entre outros. Atuam estudantes de Psicologia com apoio multidisciplinar de psicólogos, assistente social e fonoaudiólogas. O telefone é (44) 3011-9070 (atendimento via whats app). Funciona no bloco S-30, ao lado do Hemocentro e do hospital, de segunda à sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite (até às 20 horas), a depender da disponibilidade do aluno ou aluna do último ano de Psicologia (estagiários) que presta o atendimento sob a orientação de professores.

Ambulatório Médico e de Enfermagem (AMB)
O Ambulatório Médico e de Enfermagem (AMB) presta serviços gratuitos à comunidade interna (acadêmicos, professores e funcionários) nas áreas de clínica geral, ginecologia e cardiologia, por meio de consultas previamente agendadas ou presencial. Também faz pequenos procedimentos, como a aferição de pressão e de temperatura corporal. Na área de ginecologia, por exemplo, o ambulatório realiza coleta colpocitológica [também conhecido como Papanicolau]. A assistência médica prestada no espaço se caracteriza na área de atenção à saúde primária, ou seja, as ações são desenvolvidas para proteger a saúde preventiva. Em casos graves, como acidentes de trabalho ou mal súbitos dentro do câmpus da UEM, a recomendação é chamar o Samu. Outras atividades também são desenvolvidas gratuitamente à comunidade interna e externa da instituição, por meio de parcerias entre a UEM e município, como vacinação e testes rápidos para a detecção de HIV, o vírus da Aids, sífilis e hepatites B e C, as quais são infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Além disso, os profissionais encaminham os pacientes para áreas médicas específicas e ao outro setor do ambulatório de Residência em Psiquiatria, que também funciona no câmpus sede em Maringá, com atuação de médicos residentes do hospital universitário, na área psiquiátrica, com coordenação docente pelo Departamento de Medicina. O atendimento do AMB ocorre de segunda a sexta-feira, no Bloco 1, câmpus sede, das 7h às 19h, com agendamento antecipado ou presencial. O telefone é (44) 3011-4266.

Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac)
Referência no Noroeste do Paraná, recebendo pacientes de 115 cidades, o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac) da UEM atendeu no último ano 35,5 mil pacientes e realizou 98 mil exames laboratoriais. O Lepac faz exames para detectar doenças como a Covid-19, leishmaniose, hepatites (tipos A, B e C), dengue, HIV/Aids, tuberculose, micoses profundas, câncer do colo de útero, pesquisa e monitoramento de arboviroses, dentre outras. No caso da Aids, o laboratório também acompanha a progressão ou regressão da doença no organismo, por meio de exames de controle das células linfocitárias T CD4. O telefone é (44) 3011-4317. Funciona no Bloco K-10, câmpus sede, de segunda à sexta-feira, das 7h20 às 9h, para coleta, e das 7h20 às 11h40 e das 13 às 17h, para atendimento normal (agendamento e retirada de resultados de exames).

Neddij – Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude
O Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (Neddij) é um programa estadual que presta assistência jurídica gratuita à crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, com suporte também no âmbito psicológico. Atende às demandas como pensão alimentícia, guarda, regulamentação de visitas e demais direitos ligados à família, infância e juventude. Funciona no Bloco 3, câmpus sede, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda à sexta-feira, pelo telefone fixo (44) 3011-3689 e celular (44) 9 9929-1468 para agendamentos.


Núcleo Maria da Penha (Numape)
O Núcleo Maria da Penha (Numape) presta assistência jurídica e psicossocial, atendendo mulheres em situação de violência doméstica. Funciona no Bloco A-01, câmpus sede, ao lado do Protocolo Geral, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18h, com horário agendado.

Projeto Tabagismo
O Projeto Tabagismo trata e acompanha usuários de tabaco de Maringá e região, seguindo a metodologia padronizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Funciona no bloco O-33, câmpus sede, de segunda à sexta-feira, o dia todo e às quartas-feiras à noite, nos casos de prevenção (visita às escolas e empresas); e promove reuniões em grupos de 15 pessoas, às quartas à noite, para casos de tratamento.

Núcleo de Apoio às Políticas Públicas de Prevenção ao Abuso de Drogas (Nupad)
O Núcleo de Apoio às Políticas Públicas de Prevenção ao Abuso de Drogas (Nupad) desenvolve trabalho de prevenção ao abuso de substâncias psicoativas. Atua principalmente em escolas públicas, com estudantes. Os horários de atuação dependem da organização e demanda das escolas. Não possui sala ou estrututura fixa. Já atuou nos três turnos, com turmas de ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Programa de Tratamento e Prevenção do Dependente Químico (Provent)
O Programa de Tratamento e Prevenção do Dependente Químico (Provent). É ligado à Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT), setor vinculado à Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários. Atende alunos, servidores e familiares deles. Os atendimentos são prestados por profissionais do Ambulatório Médico da UEM e do Serviço de Medicina e Segurança do Trabalho (Sesmt). Funciona praticamente de forma ininterrupta, tanto no Bloco 1 (AMB) quanto no Bloco 2 (Sesmt), a depender da demanda, além de, na prevenção, desenvolver campanhas como o Dia do Tabagismo e, em uma semana de junho, o evento “Prevenção sobre drogas”, entre outras iniciativas.

Núcleo da Unitrabalho (Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho)
O Núcleo da Unitrabalho (Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho) é um projeto de extensão que atua como uma incubadora da UEM, atrelado ao Departamento de Economia. Composto por docentes, pesquisadores, técnicos e discentes de diversas áreas do conhecimento, este projeto assessora, acompanha e apoia empreendimentos econômicos solidários. Para tanto, busca a junção do saber acadêmico ao saber popular para a geração de inovação social, em que as tecnologias sociais sustentáveis de baixo custo e acessíveis são priorizadas a fim de proporcionar melhores resultados. Os telefones são (44) 3011-3785 e 3011-3893. Funciona no Bloco A-01, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18h.

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550  

 

 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade