Confira o calendário escolar de instituições públicas e privadas
Veja como ficou o calendário escolar nas instituições públicas e privada de Maringá. Foto: Ilustrativa/Rodrigo Félix Leal/AEN

Maringá

Confira o calendário escolar de instituições públicas e privadas

Educação por Lethícia Conegero/GMC Online em 29/11/2020 - 15:00

Em Maringá, as aulas curriculares presenciais nas instituições de ensino públicas e privadas estão suspensas desde o dia 20 de março, devido à pandemia do novo coronavírus. Diante do novo cenário, veja como ficou o calendário nas escolas e universidades da cidade.

Nas escolas municipais, os alunos estão realizando atividades extraclasses em casa. Os responsáveis buscam e levam os materiais mensalmente e os professores ficam disponíveis para tirar dúvidas. O ano letivo de 2020 encerra no dia 18 de dezembro.

De acordo com a Prefeitura de Maringá, ainda não há data definida para o início do calendário escolar de 2021. A secretaria de Educação já iniciou o chamamento das crianças que estão na fila de espera para turmas de 0 a 3 anos para o ano letivo de 2021 nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

A efetivação da matrícula será 1 a 11 de dezembro aos pais que foram chamados. As rematrículas são feitas automaticamente. Até a última terça-feira, 24, foram preenchidas 1.514 vagas de 0 a 3 anos e a fila de espera está com 1.624 crianças. No 1º ano do Ensino Fundamental, as matrículas começaram na terça-feira, 24 de novembro.

Os pais devem levar os documentos até o dia 4 de dezembro. As matrículas para alunos de 2° a 5º ano serão realizadas a partir do dia 25 de janeiro.

Nas escolas estaduais, os alunos estão tendo aulas diariamente, de forma remota, por meio do programa Aula Paraná. O ano letivo de 2020 encerra no dia 19 de dezembro, segundo informações do Núcleo Regional de Educação de Maringá. Já o primeiro dia do ano letivo d2 2021 será 18 de fevereiro.

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte ainda não definiu se as aulas serão presenciais, remotas ou híbridas. Tudo vai depender da pandemia de coronavírus.

As matrículas e rematrículas nas escolas estaduais iniciaram na última terça-feira, 24 de novembro, e podem ser feitas até o dia 18 de dezembro, pelo site da Seed, na área do aluno, ou de forma presencial, nas escolas.

Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o período letivo referente ao ano de 2020 teve início no dia 17 de agosto, de forma remota, e terminará no dia 22 de maio de 2021. Originalmente, o calendário acadêmico da universidade iniciaria no dia 6 de abril, mas foi suspenso devido à pandemia de covid-19.

A data de início do ano letivo de 2021 ainda não foi definida. As inscrições para os vestibulares e o Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2020 estão abertas até o dia 30 deste mês. As provas do Vestibular 2020 serão realizadas nos dias 21 e 22 de março. Já as provas do Vestibular EAD e do PAS serão no dia 21 de fevereiro de 2021.

O resultado será publicado no dia 7 de maio e a data das matrículas ainda não foi definida. É possível se inscrever presencialmente no campus da UEM ou pelos sites: www.vestibular.uem.br e www.pas.uem.br.

As instituições de ensino privadas de Maringá também estão realizando aulas de forma remota, desde o início da pandemia da covid-19. Presencialmente, estão autorizadas apenas atividades extracurriculares.

De acordo com informações do Sindicato dos Estabelecimento Particulares de Ensino do Noroeste do Estado do Paraná (Sinepe-NOPR), o ano letivo de 2020 encerra entre os dias 17 e 23 de dezembro na maioria das instituições da cidade.

As atividades pedagógicas e acadêmicas referentes ao período letivo de 2021 devem retornar no fim de janeiro, com início de aulas no dia 1º ou 8 de fevereiro. As matrículas já estão abertas. Há a expectativa por parte das instituições de ensino privadas de iniciar o ano letivo de 2021 com aulas híbridas, ou seja, alternadas entre presenciais e remotas

Acesse GMC Online

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade