Comunicado divulgado em Cmeis está deixando pais preocupados
Arquivo/PMM

Maringá

Comunicado divulgado em Cmeis está deixando pais preocupados

Educação por Luciana Peña em 18/09/2018 - 09:14

O aviso é para que todas as crianças do infantil 5 sejam matriculadas no ano que vem no primeiro ano do fundamental. Algumas crianças só vão completar seis anos no final de 2019.

O aviso está sendo entregue aos pais pelos diretores de centros municipais de educação. Todas as crianças que cursam o infantil 5 precisam fazer o cadastro para o primeiro ano de 2019. E os pais devem levar um comprovante de residência. Alguns pais estão preocupados e entraram em contato com a CBN. Como ficam as crianças que só completam seis anos de idade depois de março de 2019, vão também cursar o primeiro ano do ensino fundamental? É a pergunta que a mãe de uma aluna de Cmei, Valquíria dos Santos faz. A filha dela tem quatro anos e só completa seis em novembro de 2019.

A filha de Paulo de Oliveira também vai demorar para completar seis anos. Só em dezembro de 2019. E ele acha que a menina não está preparada para o primeiro ano do ensino fundamental. Quer que a filha no ano que vem faça novamente o infantil cinco.

Segundo decisão deste ano do Supremo Tribunal Federal, a idade mínima para a criança ingressar no ensino fundamental é de seis anos completados até 31 de março. No caso das crianças citadas na reportagem o correto será que elas façam novamente o infantil 5. 

Atualizado às 11h38 - A Secretaria de Educação informou que o comunicado distribuído aos pais em Cmeis não é matrícula. É apenas um cadastro para a organização das escolas. A matrícula será só em novembro e até lá o Conselho Nacional de Educação deve orientar sobre a questão do corte etário. A secretaria aguarda também o acórdão do STF para saber se o corte é para todas as crianças ou se os pais poderão decidir.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade