

Opinião
Compliance não é para qualquer um e deveria ser princípios de todos
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 05/03/2025 - 08:00
Compliance e Transparência: Um Compromisso com a Ética nos Negócios
Tenho me dedicado cada vez mais a entender os conceitos de compliance, ou seja, transparência, honestidade, confiabilidade nos relacionamentos e nos negócios. Parece simples, mas não é.
No mundo dos negócios, ainda prevalece a mentalidade de que as transações devem ser realizadas com segundas e até terceiras intenções. Muitos acreditam que as relações comerciais não podem ser totalmente transparentes ou sinceras, pois o objetivo final é sempre maximizar os lucros. E, infelizmente, essa busca pelo “máximo” muitas vezes leva à ilegalidade, à injustiça e ao engano, com a omissão de informações e a falta de honestidade sobre o que está sendo vendido ou comprado. Nesse jogo de interesses, a ética acaba ficando em segundo plano.
A Importância da Honestidade nas Relações Comerciais
Ao longo da minha trajetória, tive contato com numerosos vendedores e conversas de serviços. Sempre preferi negociar com aqueles que foram honestos e transparentes, que explicaram não apenas os benefícios, mas também os riscos e desafios envolvidos. Profissionais que me deram autonomia para decidir, sem tentativas de manipulação.
Mais do que vendedores, alguns atuaram como verdadeiros consultores. Antes de me oferecer um produto ou serviço, procurei entender minha realidade, avaliar se eu realmente precisava daquele momento e, em alguns casos, até me aconselharam a reconsiderar a compra. Esse tipo de atitude demonstra compromisso com a transparência e o respeito.
É possível ter sucesso sem transparência?
A verdade é que muitas pessoas conseguem ganhar dinheiro sem transparência. Mas por quanto tempo? O sucesso baseado em práticas duvidosas relatadas é sustentável, sim, mas por pouco tempo. Empresas e profissionais que apostam na ética, estão fazendo um investimento para o futuro, consolidando sua atuação e agregando valor ao produto ou serviço.
Por isso, transparência não é para qualquer um. Ela exige coragem, compromisso e visão de longo prazo. Quem escolhe esse caminho não apenas construiu uma confiança positiva, mas também garante um espaço sólido e confiável no mercado.
Se você gostou deste e de outros comentários meus, siga-me nas redes sociais @gilsoncostaaguiar owww.gilsonaguiar.com.br .
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade