Como lidar com o ódio? Este é o tema de “Conversas Psicanalíticas”
Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução/internet

Psicanálise

Como lidar com o ódio? Este é o tema de “Conversas Psicanalíticas”

Saúde por Luciana Peña em 28/11/2019 - 10:01

 

Como lidar com o ódio? Este é o tema de “Conversas Psicanalísticas”, evento promovido pelo Núcleo de Psicanálise do Norte do Paraná. O evento será nessa sexta-feira (29), às 19h30, no auditório Hélio Moreira.  A psicanalista Rosany Aliceda será a palestrante. Ela vai abordar o tema “ O ódio e o Outro” utilizando como base o conto “A Hora e a Vez de Augusto Matraga” de Guimarães Rosa. A psicanalista explica que o ódio é um sentimento humano inescapável. Mas todos nós podemos decidir o que fazer com este sentimento, para o bem ou para o mal. 

Mas a sociedade também contribui no processo individual de transformação. Quem encontra compaixão, apoio, escuta, tem mais chances de seguir o caminho de Augusto Matraga, personagem do conto de Guimarães Rosa. Ao contrário de outro personagem da ficção, o Coringa, um dos vilões do universo pop de Batman.

O Núcleo de Psicanálise do Norte do Paraná é formado por psicanalistas da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. O evento é aberto a psicólogos, mas também a profissionais de outras áreas do conhecimento. A entrada é um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite.