Combate à dengue com fumacê inicia em 40 regiões de Maringá
Divulgação/ 15ª Regional de Saúde

Fumacê

Combate à dengue com fumacê inicia em 40 regiões de Maringá

Saúde por Carina Bernardino em 26/03/2019 - 15:25

Locais foram definidos por meio do Lira, que apontou bairros com infestação do mosquito de até 8%. O número tolerado pela OMS é de 1%. A cidade tem 40 casos positivos da doença.

Oito veículos da 15ª Regional de Saúde começaram a aplicar o fumacê em Maringá nesta terça-feira (26). O trabalho será realizado em 44 regiões do município, que foram apontadas com o maior índice de infestação do mosquito transmissor da dengue. A divisão foi feita com base no último Lira, Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, que apontou bairros com índices de infestação de até 8%. Lembrando que o índice considerado tolerável pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 1%. De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental da 15ª Regional de Saúde, Raimundo Franco, a aplicação do inseticida é feita por ciclos e depende de boas condições climáticas para acontecer. Ele ainda diz que o objetivo é evitar uma epidemia. Só, que para isto, a população também deve ajudar no combate à doença. 
 
Maringá tem hoje 40 casos confirmados de dengue e 520 notificados. O índice médio de infestação, segundo o Lira, é de 4,2%. O fumacê será irá passar nos bairros em dois períodos do dia. Pela manhã, das 6h às 8h30 e a tarde, das 17h30 até as 20h30. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade