(Atualizado às 11h56): Confira a coletiva de imprensa concedida na manhã desta quinta-feira (22), na sede do Gaeco, em Maringá:

Operação Zero Um
Comandante da PM é investigado por esquema de propina
Segurança por Luciana Peña em 22/05/2025 - 10:21O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou nesta quinta-feira (22), a Operação Zero Um que investiga um esquema de propina com envolvimento de agentes públicos de segurança.
Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva, nove mandados de busca e apreensão, sete mandados de busca pessoal, um mandado de monitoração eletrônica e três mandados de afastamento de funções públicas nas cidades de Loanda, Santa Isabel do Ivaí, Planaltina do Paraná, Maringá e Sarandi.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Militar Estadual.
Os alvos da operação são sete policiais militares, que trabalham em Loanda e Maringá.
A investigação, que começou em setembro do ano passado, descobriu evidências de um esquema de cobrança de propina de forma estruturada e habitual.
O comandante de uma Companhia Independente da Polícia Militar seria o responsável pelo esquema, que contava inclusive com operador financeiro.
Ainda de acordo com a investigação, os envolvidos são suspeitos de subjugar subordinados para mudar os rumos de procedimentos disciplinares, inquéritos policiais militares e para a obtenção de transferências de unidades.
O comandante investigado foi preso.
Outro policial militar investigado por participação no esquema também foi detido nesta manhã.
O comandante era chamado pelos integrantes do esquema de Zero Um, daí o nome da operação.
A defesa do ex-comandante da Polícia Militar de Loanda informou que está examinando os autos do processo e deve se manifestar em breve.
Fotos: Luciana Peña/CBN Maringá
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade