Com robô, Secretaria de Segurança Pública do Paraná espera elucidar 2 mil casos de estupro
Foto: SESP PR

Tecnologia

Com robô, Secretaria de Segurança Pública do Paraná espera elucidar 2 mil casos de estupro

Paraná por Luciana Peña em 06/11/2020 - 09:07

O Estado recebeu esta semana um robô que acelera a extração de amostras de DNA. A doação foi do Ministério da Justiça. O robô é capaz de extrair material genético de 80 amostras simultaneamente.

O robô de DNA é um reforço para a Polícia Científica do Paraná e vai permitir que 2 mil casos de estupro ainda sem solução possam ser investigados com mais rapidez.

No mesmo tempo em os equipamentos atuais extraem material de uma amostra de DNA, o robô consegue extrair material de 80 amostras e simultaneamente.

Com isso será possível, em um ano, apurar vestígios de crimes que estão represados diz Marcelo Malaghini, coordenador do laboratório de genética molecular da Polícia Científica do Paraná. [ouça no áudio acima]

Com a agilidade na apuração de vestígios de DNA, o que se pretende é aumentar o Banco de Perfis Genético. É um banco com dados de indivíduos cujo material genético foi encontrado em cenas de crimes sexuais. Em caso de estupro, os materiais são confrontados e o autor é identificado.

Em relação aos dois mil estupros ainda sem solução no Paraná, as amostras processadas pelo robô vão ser comparadas com os dados que já estão no Banco de Perfis Genético.

O secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Rômulo Soares, diz que os servidores da Polícia Científica serão capacitados para o uso da nova tecnologia. [ouça no áudio acima]

O robô de DNA também é útil em caso de acidentes ou catástrofes com múltiplas vítimas em que é necessário processar inúmeras amostras de DNA para identificação humana.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade