CBN Rural
Com o El Niño forte, safra de soja deverá ser bastante chuvosa
Terminada a safra de milho de inverno, e finalizado também na segunda-feira (31) o período do vazio sanitário, que é um intervalo de 3 meses em que não pode haver restos culturais de soja no campo para quebrar o ciclo da ferrugem asiática, uma das piores doenças da cultura, os produtores das regiões norte, noroeste e oeste do estado viram a chave e estão autorizados a iniciar a semeadura do grão.
E muita gente tem o costume de semear soja mais cedo já pensando em dar uma janela maior à cultura que vem na sequência, o milho de inverno. A lógica é que quanto mais cedo se semeia soja, menos risco o milho corre de ser prejudicado pelo frio lá na frente.
Só que este é um ano de El Niño e o produtor vai precisar ter um cuidado maior, devido a umidade. Sobre o El Niño, que apresenta indicativos de alta intensidade, o CBN Rural conversou com Luiz Renato Lazinski, um dos mais respeitados meteorologistas do país.
Mesmo com o vazio sanitário, a expectativa é de uma safra mais favorável ao aparecimento da ferrugem asiática. Segundo Lazinski, a safra deverá ser bastante chuvosa e o produtor precisará cuidar do seu planejamento.
Ele comentou também sobre o calor intenso registrado neste ano na Europa nos Estados Unidos.