Com greve nos Correios, empresários do e-commerce buscam alternativas de logística
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Paralisação

Com greve nos Correios, empresários do e-commerce buscam alternativas de logística

Cidade por Luciana Peña em 28/08/2020 - 10:24

A paralisação dos trabalhadores nas agências dos Correios completa dez dias. A estatal ajuizou na última terça-feira (25), o Dissídio Coletivo de Greve no Tribunal Superior do Trabalho. A paralisação acontece num momento em que as vendas das empresas de e-commerce dispararam.

Os trabalhadores nas agências dos Correios estão em greve desde o último dia 18. A paralisação é nacional e por tempo indeterminado.

O sindicato da categoria diz que a adesão é de 80% chegando a 100% em algumas cidades.

A empresa fala em paralisação parcial. Os Correios fizeram um mutirão de entrega no primeiro fim de semana após o início da greve e embora o serviço não seja considerado essencial pela legislação, a empresa cita mercadorias fundamentais que não estão chegando aos destinatários.

“O envio mensal de leite em pó (cerca de 300 mil latas), medicamentos (mais de 100 mil itens), 7 mil testes do pezinho, dentre outros tipos de materiais, que somam mais de 425 mil objetos desta natureza por mês, contabilizados somente os clientes com contrato, fora as postagens que ocorrem diretamente nas agências”

Os Correios citam também o prejuízo causado às empresas de e-commerce que nesta pandemia viram as vendas disparar e mais do que nunca dependem de logística de transporte.

Rodrigo Martucci, diretor de uma agência de e-commerce e colunista da CBN Maringá, diz que 80% das empresas de comércio eletrônico dependem dos Correios. Mas muitas estão buscando alternativas. [ouça no áudio acima]

O presidente do E-Núcleo, Associação das Empresas de Comércio Eletrônico de Maringá, Marcelo Goraieb, diz que greves anteriores dos trabalhadores nos Correios obrigaram muitas empresas a se adaptar. Aquelas que buscaram soluções em logística estão sofrendo menos agora. [ouça no áudio acima]

Os Correios ajuizaram na última terça-feira (25), o Dissídio Coletivo de Greve no Tribunal Superior do Trabalho. Também esta semana o Ministério Público do Trabalho requereu a reabertura do Procedimento de Mediação Pré-Processual ou instauração de um novo procedimento de mediação entre Correios e sindicatos trabalhistas.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade