CBN Rural

Com El Niño, safra 2026/27 pode ser mais chuvosa na região

13/08/2026 / Atualizado em 13/08/2026 Por Rogério Recco
Com El Niño, safra 2026/27 pode ser mais chuvosa na região
Foto: Divulgação/SEAPDR.

No mês de agosto os produtores da região concluem a colheita do milho, e logo mais a de trigo, e iniciam os preparativos para a principal safra do ano, a de soja, do ciclo de verão 2026/27.

E segundo os prognósticos, agosto é também o mês em que o fenômeno climático El Niño começa a ganhar força, devendo apresentar seus efeitos entre os meses de outubro e janeiro. Daí a pergunta: como é que os produtores podem se prevenir para, pelo menos, amenizar possíveis danos com a interferência do clima em suas atividades?

O CBN Rural conversou com o prof. Marcelo Savoldi Picoli, coordenador do curso de Agronomia do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão, e pós-doutor em Fitopatologia de Plantas pela Universidade do Iowa, nos Estados Unidos.