Com definição de regras, começa movimentação de vereadores de olho em 2020
Arquivo/CBN Maringá

Política

Com definição de regras, começa movimentação de vereadores de olho em 2020

Política por Luciana Peña em 31/10/2019 - 13:13

Na próxima eleição para a Câmara, as coligações estão proibidas. Com isso, vereadores analisam qual o melhor caminho. Na Câmara, dois vereadores assumem que podem  disputar a prefeitura. 

Em outubro, ficaram definidas as regras para as coligações entre partidos políticos. As siglas não podem mais se unir para lançar candidato a vereador. Na eleição majoritária, para prefeito, é possível coligação, mas a vantagem diminuiu. Antes, além do tempo de propaganda e recursos do fundo partidário, os votos da coligação “puxavam” candidatos pelo coeficiente eleitoral. Agora, só os candidatos dos partidos que indicam o prefeito e o vice, são beneficiados pelo coeficiente eleitoral. Podem se unir para lançar um candidato a prefeito, por exemplo, mas só o partido do candidato irá se beneficiar, ou seja, “puxar” outros candidatos na eleição proporcional, para vereador. Com a definição desta regra, os vereadores de Maringá começaram a se movimentar. Dois assumem que podem se lançar candidato a prefeito. Os dois do PTB. William Gentil e Chico Caiana, que é presidente municipal do PTB.

Os vereadores também se movimentam para mudanças de partido. É o caso do vereador Jean Marques, do PV, que vem recebendo convites de  outras siglas, mas ainda não definiu nem partido e nem cargo irá disputar. 

Recentemente o vereador Alex Chaves, líder do prefeito na Câmara,  foi para o MDB, após a extinção do PHS. 

O vereador Sidnei Telles do PSD diz que pode sair candidato a vice, mas não há nenhuma definição por enquanto. 

O vereador Flávio Mantovani,  do Cidadania,  vai se lançar à reeleição. 

Os vereadores Mário Verri e Carlos Mariucci do PT disseram que são candidatos à reeleição e o partido lançará candidato à majoritária. Altamir dos Santos do PSD, Professor Niero, do PV, e Onivaldo Barris, sem partido, também se dizem candidatos à reeleição. Dr Jamal, do PSL, disse que está em dúvida. Não sabe se quer cargo político. Presidente da Câmara, Mário Hossokawa, do PP, vai se candidatar à reeleição. O vereador Odair Fogueteiro, que ingressou no PDT no último fim de semana, disse que é pré-candidato à reeleição e apoia a reeleição do prefeito Ulisses Maia.  A CBN não conseguiu falar com Belino Bravin, do PP.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade