O noroeste do Paraná é a região que mais concentra cidades em epidemia de dengue. Paranavaí é a cidade que tem mais casos confirmados de dengue em todo o estado: 2067 casos de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná na semana passada e que está prestes a ser atualizado. Toda terça-feira a Sesa divulga novas informações. Santa Isabel do Ivaí vem logo em seguida com 1505 casos confirmados. Essas duas cidades pertencem a 14ª Regional de Saúde. Na 15ª regional, que é a de Maringá, a cidade com mais casos é Colorado. São 1452 confirmações. Um morte causada por dengue e outras duas em investigação. A cidade tem 24 mil habitantes. E segundo o secretário de Saúde de Colorado, Antônio Luiz de Oliveira Filho, a epidemia é resultado do descaso da população, que continua jogando lixo na rua e em terrenos baldios.
Colorado tem seis agentes de combate à dengue. Outros quatro vieram de Curitiba para reforçar o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Colorado tem o número correto de agentes em relação à população. De acordo com o MInistério da Saúde, são no mínimo cinco agentes de combate às endemias para cidades a partir de 20 mil habitantes. Maringá é quarta cidade com mais casos absolutos de dengue no estado. Mil de acordo com boletim da Sesa, 1140 segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.